Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista de Ciências Sociais Política & Trabalho é a publicação oficial do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB. Em circulação há mais de 30 anos, reflete o compromisso do PPGS-UFPB na disseminação de um debate acadêmico atualizado e de alta qualidade na área das ciências sociais. Nas suas primeiras edições, a Revista enfatizou os temas do trabalho e da política, ampliando seu escopo para a diversidade temática nas áreas da Sociologia, Política, Antropologia e Humanidades. Publicamos dossiês temáticos, artigos de tema livre, entrevistas, resenhas e traduções.

Nossa missão é disseminar conhecimento no campo das Ciências Sociais, promover um debate qualificado sobre temas emergentes e de relevância política e acadêmica, enfatizando pesquisas empíricas e análises teóricas, num diálogo entre as perspectivas clássicas e contemporâneas.

A Revista de Ciências Sociais – Política & Trabalho se destina a pesquisadores, estudantes e público interessado nas áreas de Sociologia, Política, Antropologia e Humanidades.

 

Políticas de Seção

APRESENTAÇÃO

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊS TEMÁTICOS

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

EDITORIAL

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

ENTREVISTAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

ERRATA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RESENHAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

TRADUÇÕES

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação duplo-cego, adotado pela Revista Ciências Sociais - Política & Trabalho, tem por objetivo zelar pela qualidade e pertinência dos artigos publicados e pela impessoalidade no processo de avaliação. Após a submissão, o artigo é direcionado para dois pareceristas (do Conselho Editorial ou ad hoc), com relevância comprovada na temática, para a análise do manuscrito e elaboração de parecer. Todo o processo é feito mantendo o anonimato dos(as) autores(as) e pareceristas. Não havendo consenso entre os dois pareceristas, um(a) terceiro(a) parecerista é convidado(a) para emitir parecer. Baseada nos pareceres, a Comissão Editorial toma sua decisão e informa os (as) autores (as).

As submissões são avaliadas a partir dos seguintes critérios: relevância, atualidade ou originalidade do tema; solidez teórico-metodológica; qualidade do tratamento dado aos dados empíricos; adequação e atualidade da bibliografia utilizada; coerência, qualidade da escrita e adequação às normas da ABNT e da Revista.

A decisão editorial contempla quatro possibilidades: “ACEITAR: o artigo será encaminhado para publicação, sem necessidade de revisão”; “REVISÕES REQUERIDAS: a publicação do artigo está condicionada à aceitação e revisão das observações indicadas nos pareceres”; “SUBMETER NOVA RODADA: o artigo precisa de modificações substanciais, exigindo uma nova rodada de avaliações" ou “REJEITAR: o artigo não é adequado para publicação na Revista de Ciências Sociais - Política & Trabalho”.

 

Periodicidade

Semestral.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Templates

Normas e instruções para os autores clique aqui.