Educação brasileira na fase do capitalismo de Cariz neoliberal e financeirizado

Autores

  • Fernando Leitão Rocha Junior Doutor em Serviço Social pela UFRJ Professor do Curso de Ciências Econômicas da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri).

Palavras-chave:

Educação, Mercantilização, Financeirização da riqueza, Capital portador de Juros, Capital fictício, Reificação.

Resumo

O estudo em tela versa sobre o processo de mercantilização da educação superior, no Brasil, a partir da nova configuração mundial iniciada no início da década de 1970. Configuração marcada pela revolução microeletrônica, reestruturação produtiva, adoção de políticas econômicas de cunho neoliberal e, significativamente, pela hipertrofia da esfera financeira que, por meio de um intenso processo de mundialização e financeirização da riqueza, marcam uma nova etapa do Capitalismo. Na qual, a lógica do capital portador de juros e do capital fictício subordina e controla a produção social da riqueza em escala cada vez maior, como ainda, toma corpo e passa, também, a operar em diversos setores de serviço, especialmente, o setor educacional, sobretudo o de nível superior, que funciona como locus privilegiado para auferir lucros, juros e dividendos. Em suma, a lógica e a dinâmica capitalista, cada vez mais, transformam a educação numa mercadoria altamente rentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Leitão Rocha Junior, Doutor em Serviço Social pela UFRJ Professor do Curso de Ciências Econômicas da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri).

Doutor em Serviço Social pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Mestre em Economia Política pela PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Professor do Curso de Ciências Econômicas da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri). Membro do Grupo de Estudos de Crítica à Economia Política (GECEP/UFVJM) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Direitos Humanos (GEPEDH/UFPB).

Downloads

Publicado

2014-05-14

Como Citar

JUNIOR, F. L. R. Educação brasileira na fase do capitalismo de Cariz neoliberal e financeirizado. Prim Facie, [S. l.], v. 12, n. 22, p. 01–22, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/primafacie/article/view/19191. Acesso em: 19 abr. 2024.