A Noção de Direito entre Conceito e Metáfora

Autores

  • Pedro Parini Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Palavras-chave:

Direito, retórica, conceito, metáfora.

Resumo

Busco neste ensaio apresentar a noção de direito não como conceito, mas como metáfora. Em termos metodológicos o trabalho consiste em uma análise retórica por meio da qual procuro explicitar o caráter retórico e metafórico de expressões fundamentais do pensamento jurídico moderno. Sou levado a concluir que essas expressões não admitem uma paráfrase literal e que o jurista teórico ou prático é constrangido a aprender a lidar com as metáforas do direito ao invés de simplesmente tentar substituí-las por uma linguagem conceitual literalizada. Entendo, pois, que a atividade dogmática seria em alguma medida uma atividade retórica não só no que tange à argumentação como também no que se refere à competência relativa à elocutio ou à léxis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Parini, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor Adjunto do Centro de Ciências Jurídicas e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba. Coordenador do Grupo de Pesquisa Retórica, Hermenêutica e Direito. Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pernambuco. Pós-doutorado pela Università di Bologna (Itália).

Downloads

Publicado

2015-09-28

Como Citar

PARINI, P. A Noção de Direito entre Conceito e Metáfora. Prim Facie, [S. l.], v. 13, n. 24, p. 01–37, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/primafacie/article/view/24728. Acesso em: 19 abr. 2024.