A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E O DIREITO: DESENVOLVENDO HABILIDADES A ESSA NOVA REALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2017v16n33.37058

Palavras-chave:

Mediação, Função do Mediador, Desenvolvimento de Habilidades, Ensino Jurídico.

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de analisar o mecanismo da mediação de conflitos e o impacto para o exercício do Direito. A mediação é um mecanismo cooperativo e inclusivo de solução de conflitos, por meio do qual um terceiro imparcial, facilitando o diálogo, auxilia as partes na construção de uma solução favorável a ambas. O escopo deste procedimento é desenvolver o potencial de colaboração e diálogo entre as partes, alterando o modelo operacional do profissional do Direito já que estimula a solução consensual, customizada às necessidades das partes em detrimento do litigio e de decisões gerais proferidas por terceiros. Dessa maneira, uma nova formação jurídica passa a ser necessária tendo um foco nas habilidades necessárias para esse novo profissional do Direito. Pesquisas formuladas por grandes organizações internacionais sobre habilidades necessárias para o profissional (em geral) do século XXI apontam para competências que são coincidentes com as desenvolvidas pelos gestores consensuais de conflitos, especialmente negociadores e mediadores, confirmando a necessidade de mudança na formação jurídica. A metodologia utilizada para a elaboração deste estudo qualifica-se como bibliográfica, descritiva, pura e exploratória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilia Maia de Morais Sales, Universidade de Fortaleza

Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPq, Pós-doutora pela Universidade de Columbia (Nova Iorque), doutora pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui formação em mediação de conflitos na Universidade de Harvard, junto ao Program on Negotiation (EUA). É advogada, mediadora, professora titular da Universidade de Fortaleza (com dedicação aos Mestrados e Doutorado em Direito), Vice-Reitora de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza e coordena vários projetos de pesquisa com foco no estudo da mediação de conflitos.

Luana Silveira de Andrade, Universidade de Fortaleza

Advogada, graduada pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Direito Tributário na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Professora do Programa Jovens Líderes que ensina alunos de escolas públicas a desenvolver habilidades de gestão de conflitos e liderança.

Downloads

Publicado

2017-12-08

Como Citar

MAIA DE MORAIS SALES, L.; SILVEIRA DE ANDRADE, L. A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E O DIREITO: DESENVOLVENDO HABILIDADES A ESSA NOVA REALIDADE. Prim Facie, [S. l.], v. 16, n. 33, p. 01–29, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.1678-2593.2017v16n33.37058. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/primafacie/article/view/37058. Acesso em: 29 mar. 2024.