O LUGAR DA LIBERDADE NA POLIS: UMA BREVE LEITURA A PARTIR DA “POLÍTICA” DE ARISTÓTELES

Autores

  • Felipe Alves da Silva Graduando em Direito pela Faculdade Cidade Verde (FCV) e Filosofia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). http://orcid.org/0000-0001-5407-787X

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v8i3.33080

Palavras-chave:

Aristóteles, oikos, polis, logos, liberdade.

Resumo

O presente texto tem por finalidade primordial abordar o modo com que Aristóteles lida e desenvolve o problema da liberdade na esfera do debate (Polis), uma vez que ajuntar-se politicamente seria uma necessidade, não havendo, então, em primeiro momento, espaço para se pensar em liberdade. Verifica-se que a teoria aristotélica expressa um modelo possível de koinonia politike que aparenta ser muito interessante, pois fornece um campo de possibilidades e garantias para a comunidade que outros modelos provavelmente não possibilitariam. É na esfera do diálogo que se tem de fato a liberdade, e esta, por sua vez, só é garantida na Polis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. In: Col. Os Pensadores. São Paulo: Abril S/A Cultural e Industrial, 1973.

______. Política. Tradução de Antônio Campelo Amaral e Carlos Gomes. – Edição Bilíngue. Universidade Católica Portuguesa: Vega, 1998.

ARENDT, Hannah. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo, posfácio de Celso Lafer. – 10 ed. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

MARTINS, José Antônio. Da Politeia Mixis à Res Publica: notas sobre o regime misto no pensamento antigo. In: MARTINS, José Antônio (org.). Republicanismo e democracia. Apresentação de Carla Cecília Rodrigues Almeida, José Antônio Martins. – Maringá: Eduem, 2010.

VERNANT, Jean-Pierre. Mito e pensamento entre os gregos: estudos de psicologia histórica; tradução de Haiganuch Sarian. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

WOLFF, Francis. Aristóteles e a política. Tradução de Thereza Christina Ferreira Stummer, Lygia Araujo Watanabe. – São Paulo: Discurso Editorial, 1999.

ZINGANO, Marco. Estudos de ética antiga. 2. ed. – São Paulo: Discurso Editorial: Paulus, 2009.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

10-12-2017

Edição

Seção

Artigos