ORALIDADE E VOCALIDADE NA POÉTICA DOS CANTADORES DE VIOLA: A POESIA DE CEGO SINFRÔNIO

Autores

  • Maria Elisalene Alves dos Santos Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2018v13n1.42344

Resumo

A presente pesquisa, de natureza bibliográfica, trata da cantoria manifestada no interior do Ceará. Objetiva investigar a respeito da oralidade e da vocalidade presentes nos versos dos cantadores de viola, de forma especial, nos versos do poeta conhecido por Cego Sinfrônio. Para tanto, discutiu-se, inicialmente, sobre o conceito de oralidade voltado para a poesia oral. No segundo momento, o estudo volta-se para a definição de vocalidade e sua importância no processo de realização da cantoria. Finalmente, as categorias de oralidade e de vocalidade são aplicadas aos versos de Cego Sinfrônio. A pesquisa teve o suporte teórico de Marchuschi (2010), Mota (2002), Zumthor (1993; 2010) entre outros. Espera-se que este trabalho possa contribuir com o processo de valorização e de reconhecimento da arte da cantoria.

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Publicado

2018-10-23

Como Citar

Elisalene Alves dos Santos, M. (2018). ORALIDADE E VOCALIDADE NA POÉTICA DOS CANTADORES DE VIOLA: A POESIA DE CEGO SINFRÔNIO. PROLÍNGUA, 13(1). https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2018v13n1.42344

Edição

Seção

Artigos