ANÁLISE PARASITOLÓGICA DA AREIA DAS PRAIAS URBANAS DE JOÃO PESSOA/PB

Autores

  • Jiliélisson Oliveira de SOUSA CCM/UFPB - Graduando de Medicina
  • Edcleide Oliveira dos SANTOS CCS/UFPB
  • Edson Morais LIRA Graduando em Enfermagem – CCS/UFPB
  • Iris Costa SÁ Graduanda em Farmácia – CCS/UFPB
  • Cristine HIRSCH-MONTEIRO Departamento de Fisiologia e Patologia - CCS/UFPB

Resumo

Objetivo: Contando com a parceria entre UFPB e Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, nos propomos a analisar a qualidade do solo das praias urbanas de João Pessoa/PB. Material e Métodos: Amostras de areia, coletadas em pontos definidos ao longo das praias, entre setembro de 2007 e agosto de 2008, foram analisadas quanto à presença de cistos de protozoários e ovos ou larvas de helmintos. Resultados: Contaminação por parasitos foi identificada em 29,1% das amostras (n=51) apresentaram-se contaminadas simultaneamente por helmintos e protozoários, 60,6% das amostras (n=106) apresentaram algum tipo de protozoário e 44,4% (n=77), algum tipo de helminto, enquanto 43 amostras (24,6%) não apresentaram qualquer estágio evolutivo de parasito. Os achados mais frequentes foram amebas (50,9%) e ascarídeos (32,6%). Altura da maré no momento da coleta não influenciou a contaminação da amostra por protozoários ou helmintos. Entretanto, baixa umidade relativa da amostra foi correlacionada à contaminação de helmintos, mas não de protozoários. Conclusão: A contaminação da areia das praias urbanas da capital paraibana por protozoários e helmintos potencialmente parasitos foi confirmada e estes dados podem orientar a implantação de ações para melhorar a qualidade de vida da população que frequenta o litoral da cidade de João Pessoa. DESCRITORES Poluição das Praias. Análise do solo. Parasitos. Helmintos. Protozoários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jiliélisson Oliveira de SOUSA, CCM/UFPB - Graduando de Medicina

Graduando em Medicina – CCM/UFPB; Cota PIVIC/UFPB 2007.

Edcleide Oliveira dos SANTOS, CCS/UFPB

Graduanda em Nutrição – CCS/UFPB

Cristine HIRSCH-MONTEIRO, Departamento de Fisiologia e Patologia - CCS/UFPB

Professora Associada nível II, Drª em Imunologia pela UFMG, leciona parasitologia e imunologia para vários cursos de saúde e biológicas, desenvolve atividades de pesquisa (enteroparasitoses e toxoplasmose) e extensão (humanização da formação do profissional de saúde).

Downloads

Publicado

2015-07-01

Como Citar

SOUSA, J. O. de, SANTOS, E. O. dos, LIRA, E. M., SÁ, I. C., & HIRSCH-MONTEIRO, C. (2015). ANÁLISE PARASITOLÓGICA DA AREIA DAS PRAIAS URBANAS DE JOÃO PESSOA/PB. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18(3), 195–202. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/14289

Edição

Seção

Pesquisa