Ações de controle dos agravos à saúde em indivíduos acometidos por acidente vascular cerebral

Autores

  • Carol Sabrine GROCHOVSKI Universidade do Contestado Campus Mafra
  • Renata CAMPOS Universidade do Contestado Campus Mafra
  • Malu Cristina de Araujo Montoro LIMA Universidade do Contestado

Resumo

O envelhecimento populacional no Brasil está gerando um crescimento do desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis e como consequência o surgimento de doenças como o acidente vascular cerebral. Esta patologia traz sequelas físicas com várias complicações em todos os âmbitos da vida deste indivíduo, gerando maiores custos para o governo com ações, procedimentos e serviços de saúde. OBJETIVO: Identificar o fluxo de ações de controle aos agravos à saúde em indivíduos com sequelas de acidente vascular cerebral. METODOLOGIA: A coleta de dados aconteceu nas Estratégias de Saúde da Família, Clínica Municipal de Reabilitação, Secretária de Saúde, Programa de Agentes Comunitárias de Saúde Secretaria de Assistência Social. Entrevistas semiestruturadas, questionários e prontuário dos indivíduos foram utilizados para coleta de informações. RESULTADOS: A pesquisa revelou 56 indivíduos com sequelas de AVC, prevalência do gênero masculino com idade média de 67,2 (DP= 13,9), 40 indivíduos com ocorrência de 1 AVC, prevalência de hipertensão arterial e diabetes como fatores de risco. Não participam de nenhum programa específico para o controle aos agravos do AVC. CONCLUSÃO: A pesquisa revelou que não existem ações específicas para este grupo de indivíduos, sendo limitada à assistência das sequelas instaladas e os fatores de risco de doenças crônicas não transmissíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carol Sabrine GROCHOVSKI, Universidade do Contestado Campus Mafra

Bolsita do PIBIC-CNPq membro do grupo de pesquisa NUPESC-UnC Mafra, acadêmica de Fisioterapia da Universidade do Contestado Campus Mafra

Renata CAMPOS, Universidade do Contestado Campus Mafra

Doutora em Fisiologia Renal. Fisioterapeuta. Líder do grupo de pesquisa NUPESC UnC Mafra, docente na Universidade do Contestado.

Malu Cristina de Araujo Montoro LIMA, Universidade do Contestado

Mestre em Educação Física.Fisioterapeuta. Pesquisadora do NUPESC UnC Mafra. Docente na Universidade do Contestado Campus Mafra.

Downloads

Publicado

2016-03-16

Como Citar

GROCHOVSKI, C. S., CAMPOS, R., & LIMA, M. C. de A. M. (2016). Ações de controle dos agravos à saúde em indivíduos acometidos por acidente vascular cerebral. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 19(4), 269–276. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/20311

Edição

Seção

Pesquisa