MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: UMA ABORDAGEM NO NÚCLEO DA DELEGACIA EM ATENDIMENTO À MULHER DE UM MUNICÍPIO DO ESTADO DA BAHIA

Autores

  • Zilma Dos Reis MENDES Estudante de Pós-graduação em Especialização em Gestão de Saúde. Programa Nacional de Administração Pública, Universidade Aberta do Brasil. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus de São Francisco do Conde, Bahia, Brasil.
  • Wanderley De Alcântara NOGUEIRA Estudante de Pós-graduação em Especialização em Gestão de Saúde. Programa Nacional de Administração Pública, Universidade Aberta do Brasil. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus de São Francisco do Conde, Bahia, Brasil.
  • Jucineia Fagundes DIAS Estudante de Pós-graduação em Especialização em Gestão de Saúde. Programa Nacional de Administração Pública, Universidade Aberta do Brasil. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus de São Francisco do Conde, Bahia, Brasil.
  • Cris De Assis SOUZA Estudante de Pós-graduação em Especialização em Gestão de Saúde. Programa Nacional de Administração Pública, Universidade Aberta do Brasil. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus de São Francisco do Conde, Bahia, Brasil.
  • Michele Santana Pacheco De ALMEIDA Pedagoga. Tutora do curso de Especialização em Gestão de Saúde. Programa Nacional de Administração Pública, Universidade Aberta do Brasil. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus de São Francisco do Conde, Bahia, Brasil.
  • Helson Freitas Da SILVEIRA Médico Veterinário. Mestrando em Ciências Morfofuncionais pela Universidade Federal do Ceará. Tutor do curso de Especialização em Gestão de Saúde. Programa Nacional de Administração Pública, Universidade Aberta do Brasil. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus de São Francisco do Conde, Bahia, Brasil.
  • Howard Lopes RIBEIRO JUNIOR Professor-pesquisador II - Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - do curso de Especialização em Gestão em Saúde do Programa Nacional de Formação em Administração Pública PNAP, vinculado a Diretoria de Educação Aberta e a Distância DEAAD e a Universidade Aberta do Brasil - UAB/CAPES.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n1.24414

Resumo

Objetivo: Buscou-se realizar um levantamento do perfil das vítimas de violência doméstica, atendidas em um núcleo de assistência à mulher no município de São Francisco do Conde, estado da Bahia. Material e métodos: Trata-se de um estudo do tipo quali-quantitativo com base em 67 registros de boletins de ocorrência de mulheres vitimas de violência doméstica que deram entrada no Núcleo da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (NUDEAM), no período de 2012 a 2014. Resultados: Foi possível identificar que houve um predomínio de registros nos anos de 2012 (29/67; 43,3%) e 2014 (30/67, 44,8%) com descrição de vítimas com idade entre 19-39 anos (40/67; 59,7%), com etnia predominante negra (15/67;22,4%), com ensino fundamental incompleto (16/67; 23,9%), com renda familiar de um salário mínimo adicionado de benefício social (22/67; 33%) e, a maioria destas, possuindo entre 1 a 2 filhos (29/67; 43,3%). Quanto ao tipo de violência registrada no boletim de ocorrência, destacou-se os casos de agressão física adicionada de três ou mais outros tipos de violência (16/67; 23,9%) e da medida protetiva de Orientação sobre a Lei Maria da Penha à vítima (18/67; 26,9). Conclusão: Houve um aumento no número de casos de vítimas de violência doméstica atendidas no NUDEAM entre os anos de 2012 e 2014, compreendendo mulheres jovens, negras, com baixa escolaridade e renda familiar, com 1 a 2 dois filhos e submetidas à violência física adicionada de três ou mais tipos de violência por parte do agressor, sendo este, na maioria dos casos, o próprio companheiro. DESCRITORES Violência. Violência doméstica. Saúde Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Howard Lopes RIBEIRO JUNIOR, Professor-pesquisador II - Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - do curso de Especialização em Gestão em Saúde do Programa Nacional de Formação em Administração Pública PNAP, vinculado a Diretoria de Educação Aberta e a Distância DEAAD e a Universidade Aberta do Brasil - UAB/CAPES.

Graduado em Ciências Biológicas - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará (2010), Especialista em Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2014) e Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará (2013). Atualmente é aluno de Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará e de Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado pela Universidade Estadual do Ceará, Servidor Federal da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e Professor-Pesquisador II (Bolsista) do curso de de Especialização em Gestão em Saúde (UNILAB/UAB/CAPES). Possui experiência em estudos com foco no papel dos genes de reparo em danos no DNA em Síndrome Mielodisplásica, especialmente os direcionados a estudos de polimorfismos e expressão gênica.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

MENDES, Z. D. R., NOGUEIRA, W. D. A., DIAS, J. F., SOUZA, C. D. A., ALMEIDA, M. S. P. D., SILVEIRA, H. F. D., & RIBEIRO JUNIOR, H. L. (2016). MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: UMA ABORDAGEM NO NÚCLEO DA DELEGACIA EM ATENDIMENTO À MULHER DE UM MUNICÍPIO DO ESTADO DA BAHIA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 21(1), 21–28. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n1.24414

Edição

Seção

Pesquisa