AVALIAÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE DE UMA AGÊNCIA TRANSFUSIONAL

Autores

  • Bruna De Paoli STEIN Aluna do Curso de Biomedicina da Universidade do Vale do Itajaí
  • Thaysi Smoeller IMETON Aluna do Curso de Biomedicina da Universidade do Vale do Itajaí
  • Alexandre GERALDO UNIVALI-Universidade do Vale do Itajaí
  • Ednéia Casagranda BUENO Professor do Curso de Biomedicina da Universidade do Vale do Itajaí
  • Flávia MARTINELLO Professor da Universidade Federal de Santa Catarina
  • Flavia Bastos Stringari Enfermeira Coordenadora da Agência Transfusional, Balneário Camboriú (SC),

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n3.26439

Resumo

Introdução: O controle da qualidade, quando implantado, deve assegurar o uso dos hemocomponentes livre de possíveis reações transfusionais. Inúmeras regulamentações na área de hemoterapia vêm direcionando as metodologias que devem ser utilizadas pelas agências transfusionais de forma a minimizar os riscos ao paciente/receptor. Objetivo: Este estudo teve como objetivo realizar a avaliação da gestão da qualidade de uma agência transfusional localizada no município de Balneário Camboriú-SC. Materiais e Métodos: Como metodologia central foi utilizado o Ciclo PDCA, do inglês Plan, Do, Check, Act, com o objetivo de planejar e organizar as ações do gerenciamento da qualidade, observar as melhorias e quando necessário auxiliar na atuação sobre as inconformidades encontradas. Resultados: As informações da rotina hemoterápica da instituição foram obtidas por meio de 15 visitas técnicas. Através dos Roteiros de Inspeção Técnica em Serviços de Hemoterapia foram detectadas conformidades em 80% dos requisitos, destacando-se as questões de biossegurança, área física e reagentes, enquanto as não-conformidades foram observadas principalmente no item Gestão da Qualidade. Neste sentido, foram utilizadas as Ferramentas da Qualidade para correções das não-conformidades. Após a execução de 11 ações de melhoria, o percentual de conformidades no item Gestão da Qualidade foi de 100%. Conclusão: Inconformidades foram encontradas na agência transfusional avaliada, entretanto, não foram observados riscos nos serviços de saúde fornecidos à população através dos itens avaliados. DESCRITORES: Qualidade Total. Gestão da Qualidade em Saúde. Serviço de Hemoterapia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-26

Como Citar

STEIN, B. D. P., IMETON, T. S., GERALDO, A., BUENO, E. C., MARTINELLO, F., & Stringari, F. B. (2017). AVALIAÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE DE UMA AGÊNCIA TRANSFUSIONAL. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 21(3), 203–210. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n3.26439

Edição

Seção

Pesquisa