TÃO PERTO E TÃO LONGE

escolas próximas a unidades de conservação e os desafios para a ambientalização do currículo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v3n11.42333

Palavras-chave:

Ambientalização do Currículo, Unidades de Conservação, Escola, Educação Ambiental

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender os aspectos que motivam a aproximação ou que dificultam as relações entre escolas e unidades de conservação. Busca, também, observar se essas relações influenciam na ambientalização do currículo escolar. Os estudos foram realizados a partir de uma abordagem etnográfica, em escolas próximas a unidades de conservação em Porto Alegre e Viamão, RS, entre 2014 e 2018. Observaram-se fatores que facilitavam a aproximação entre as escolas e as unidades de conservação, como os investimentos dos funcionários das unidades de conservação na promoção da educação ambiental nas escolas, a presença de professores e de gestores engajados com as questões ambientais, e os incentivos de políticas públicas, como o "Programa Mais Educação" e a legislação referente à educação ambiental. Outros elementos, ao contrário, impediam ou dificultavam essa relação, entre os quais podemos citar a carência de recursos humanos e financeiros, a violência nos locais, os limites de certas políticas educacionais - que podem levar a uma rigidez no currículo -, a imposição das regras de acesso e de uso das unidades de conservação e os conflitos históricos da implantação destas instituições no Brasil.

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Biografia do Autor

Taís Cristine Ernst Frizzo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Professora do Departamento de Ciências Exatas e da Natureza, Colégio de Aplicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Isabel Cristina de Moura Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Professora titular visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo e Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

31-12-2018

Como Citar

FRIZZO, T. C. E. .; CARVALHO, I. C. de M. . TÃO PERTO E TÃO LONGE: escolas próximas a unidades de conservação e os desafios para a ambientalização do currículo. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 3, n. 11, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v3n11.42333. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v3n1142333. Acesso em: 29 mar. 2024.