GÊNERO E SEXUALIDADE

concepções e discussões acerca da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n1.38670

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Educação, Currículo

Resumo

Este artigo apresenta alguns levantamentos realizados para a tese de doutorado em educação. Objetiva-se debater as questões de gênero e sexualidade no que tange ao currículo, as diretrizes e as leis propostas para essas questões, problematizando aspectos que deturpam a função social da escola e se incorporam em propostas como a do Projeto Escola sem Partido. O enfoque metodológico efetiva-se em uma pesquisa bibliográfica respaldada em teóricos e teóricas que debatem as questões de gênero, sexualidade, educação, ideologia de gênero, Escola sem Partido e uma análise documental no que tange as leis e diretrizes que envolvem a educação brasileira (Brasil, 1998, 2012 e 2017). Enfatiza-se o debate em torno do Projeto Escola sem Partido, problematizando a proposta e desvendando a ideologia de gênero. Verificou-se que o Projeto Escola sem Partido tem como base o cerceamento do currículo no que tange as discussões de gênero e sexualidade e que essa proibição resulta em formações homofóbicas e misóginas, fortalecendo um currículo segregador das diferenças.

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Biografia do Autor

Samira de Moraes Maia Vigano, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Professora Substituta do Instituto Federal de Santa Catarina.

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Professora Associado III da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

02-03-2019

Como Citar

VIGANO, S. de M. M.; LAFFIN, M. H. L. F. GÊNERO E SEXUALIDADE: concepções e discussões acerca da educação. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 209–222, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n1.38670. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n1.38670. Acesso em: 19 abr. 2024.