A FORMAÇÃO DO DOCENTE EM HISTÓRIA NA VERTENTE DO MULTICULTURALISMO CRÍTICO

desafios e perspectivas curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n1.40874

Palavras-chave:

Multiculturalismo Crítico, Currículo, Formação de Docentes, História

Resumo

O texto apresenta os resultados da pesquisa de doutoramento e  aborda o currículo da formação dos professores de história na perspectiva multicultural crítica.  O ponto de partida foi o questionamento acerca do currículo da Licenciatura em História, no sentido de compreender se o mesmo proporciona uma formação de docentes voltada à prática pedagógica na vertente do multiculturalismo crítico. Além desta compreensão, buscou-se ainda identificar qual o olhar dos professores formadores, numa perspectiva do multiculturalismo crítico, sobre a formação docente em História. A partir do delinear teórico sobre multiculturalismo e formação de professores, apresenta-se  as análises e as discussões dos dados levantados na pesquisa, à  luz da problemática,  e subsidia a proposta de problematizar os fundamentos epistemológicos e socioculturais necessários para uma formação multicultural crítica, assim como indicar pontos para subsidiar caminhos curriculares da formação em História na referida perspectiva. 

 

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Biografia do Autor

Aldieris Braz Amorim Caprini, Instituto Federal do Espírito Santo, Brasil.

Doutor em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

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Publicado

02-03-2019

Como Citar

CAPRINI, A. B. A. . A FORMAÇÃO DO DOCENTE EM HISTÓRIA NA VERTENTE DO MULTICULTURALISMO CRÍTICO: desafios e perspectivas curriculares. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 99–118, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n1.40874. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n1.40874. Acesso em: 16 abr. 2024.