AS PERSPECTIVAS DE INTEGRAÇÃO NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n1.41842

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Currículo Integrado

Resumo

O trabalho do estado do conhecimento apresentado teve como base a pesquisa realizada em trabalhos acadêmicos sobre a construção do currículo integrado na oferta do PROEJA. Esses trabalhos acadêmicos foram pesquisados no Repositório OASIS-BR, e, em artigos de Coleções do PROEJA, oferecidas por Universidades Federais que desenvolviam o curso de especialização na área. Foram selecionados os trabalhos de conclusão de curso na perspectiva de construção de cursos técnicos integrados à modalidade de Jovens e Adultos. A partir da análise da base material encontrada, verificamos que a concepção de integração do grupo responsável por elaborar o curso técnico, como a concepção de integração dos gestores e professores da instituição, se materializa num currículo integrado com formas e naturezas diferentes. Sobre essas diferentes perspectivas de integração é que vamos nos debruçar, apresentando a integração a partir do itinerário formativo.

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Biografia do Autor

Márcia Castilho Sales, Universidade de Brasília, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília e Consultora do Instituto Federal de Brasília.

Renato Hilário Reis, Universidade de Brasília, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Professor pesquisador colaborador da Universidade de Brasília.

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Publicado

02-03-2019

Como Citar

SALES, M. C.; REIS, R. H. AS PERSPECTIVAS DE INTEGRAÇÃO NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EJA. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 153–170, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n1.41842. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n1.41842. Acesso em: 29 mar. 2024.