FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES

uma contribuição ao currículo das escolas do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n1.42074

Palavras-chave:

Escola do Campo, Formação de Professores, Currículo, Educação rural

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as possibilidades de fortalecimento do currículo das escolas do campo a partir da formação continuada de professores, tendo como referência um projeto desenvolvido nas escolas Zumbi dos Palmares e Tiradentes, ambas localizadas em assentamentos da reforma agrária, no município de Mari, Estado da Paraíba, considerando os preceitos estabelecidos nas definições políticas da Educação do Campo. O projeto desenvolveu ações de ensino e pesquisa qualitativa. As formações foram realizadas entre os anos de 2008 a 2013, em encontros mensais, envolvendo professores e estudantes do Curso de Pedagogia, Licenciatura com Área de Aprofundamento em Educação do Campo, do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), bem como professores e gestores das referidas escolas. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica qualitativa. Para a realização do estudo, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados registros fotográficos, relatórios e caderno de campo. Destaca-se como resultado a inserção, no currículo das escolas, de temas relacionados à realidade dos sujeitos escolares, contribuindo para o fortalecimento do Projeto Político-Pedagógico alinhado aos princípios pedagógicos da Educação do Campo.

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Biografia do Autor

Luciélio Marinho da Costa, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e Professor do Departamento de Fundamentação da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba.

Maria do Socorro Xavier Batista, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco e Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba. 

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Publicado

02-03-2019

Como Citar

COSTA, L. M. da .; BATISTA, M. do S. X. FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: uma contribuição ao currículo das escolas do campo. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 25–38, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n1.42074. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n1.42074. Acesso em: 28 mar. 2024.