Produção Acadêmica dos Artigos Publicados em Revistas Científicas Nacionais Disponibilizadas na Base Atena sobre o Tema Gestão de Riscos de 2000 a 2015

Autores

  • Henrique César Melo Ribeiro Professor Adjunto da UFPI

Palavras-chave:

Gestão de Riscos, Base Atena, Periódicos Nacionais, Produção Acadêmica.

Resumo

Objetivo: este estudo teve como objetivo investigar o perfil e as particularidades da produção acadêmica do tema gestão de riscos divulgada nas revistas científicas disponibilizadas na Base Atena de 2000 a 2015.

Fundamento: A gestão de riscos é uma ferramenta importante e basilar para o prosseguimento dos negócios de qualquer empresa. Com isso, sendo vista como fundamental para o equilíbrio da gestão destas empresas.

Método: esta pesquisa enfocou nas técnicas de mensuração e análise bibliométrica e sociométrica nos 52 artigos identificados neste estudo.

Resultados: Corrar e Capelletto foram os autores mais profícuos e também os pesquisadores com maior centralidade de grau; a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Brasília (UnB), foram as instituições de ensino superior (IESs) que se destacaram na produção acadêmica sobre gestão de riscos e também como as mais centrais. Sobre as redes sociais, foi observado que, tanto a rede de coautoria como a rede das IESs têm baixa densidade, influenciando em suas respectivas dispersões. Foram identificados 29 temas que se vinculam ao assunto ora estudado nesta pesquisa.

Contribuições: A quantidade e heterogeneidade de temáticas identificadas, ajuda a entender a importância e a riqueza que o tema gestão de riscos tem no âmbito científico brasileiro, podendo com isso ser melhor trabalhado, sobretudo, no que se refere aos temas ainda pouco estudados, sendo que tais temas, são oportunidades de surgimento de novas pesquisas, impactando diretamente para o maior desenvolvimento, evidenciação e socialização da temática gestão de riscos no contexto literário científico no Brasil. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Ribeiro, H. C. M. (2016). Produção Acadêmica dos Artigos Publicados em Revistas Científicas Nacionais Disponibilizadas na Base Atena sobre o Tema Gestão de Riscos de 2000 a 2015. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 5(1), 75–93. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/29741

Edição

Seção

Seção Nacional