Produção Acadêmica da Área Temática Mercados Financeiro, de Crédito e de Capitais (MFC) Divulgada no Anpcont de 2007 a 2016

Autores

  • Henrique César Melo Ribeiro Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Produção acadêmica, Mercados financeiro, de crédito e de capitais, AnpCONT, Bibliometria, Rede social.

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo foi investigar o perfil e as características da produção científica dos artigos divulgados na AnpCONT na área temática Mercados Financeiro, de Crédito e de Capitais de 2007 a 2016.

Fundamento: Investigar a produção acadêmica é salutar para qualquer campo do conhecimento, pois propicia um mapeamento do saber estabelecido, permite determinar as temáticas de pesquisa da área, quais são os autores e instituições mais profícuas e as redes de atores.

Método: Utilizaram-se as técnicas de análise bibliométrica e de rede social.

Resultados: Alfredo Sarlo Neto, Bruno Funchal e Márcio André Veras Machado foram os autores mais profícuos. Fucape Business School, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal do Espírito Santo foram as instituições mais produtivas. Constatou-se uma centralidade de grau e de intermediação nas redes de coautoria e das instituições, influenciando em sua baixa densidade e em sua dispersão. Os temas mais publicados foram: governança corporativa, investimento, informações contábeis, gerenciamento de resultados, auditoria, estrutura de capital, gestão de risco, mercado corporativo, retorno das ações e avaliação de empresas.

Conclusão e Contribuições: Esta investigação conclui de maneira macro, as nuances da área temática mercados financeiro, de crédito e de capitais, à luz do congresso AnpCONT, enfatizando em seu bojo dados e informações contemporâneas, no que se refere a autores, instituições, redes dos atores e temas abordados, contribuindo para um maior e melhor entendimento e compreensão destas variáveis, colaborando posteriormente para seu pleno desenvolvimento, difusão e socialização, influenciando no crescimento das temáticas ora investigadas e, também para o campo do conhecimento Contabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-08-30

Como Citar

Ribeiro, H. C. M. (2017). Produção Acadêmica da Área Temática Mercados Financeiro, de Crédito e de Capitais (MFC) Divulgada no Anpcont de 2007 a 2016. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 5(3), 79–98. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/32897

Edição

Seção

Seção Nacional