Lobbying na Regulação Contábil: um Estudo Bibliométrico nos Principais Periódicos Internacionais no Período de 2002 a 2015

Autores

  • Elayne Patricia Ribeiro de Santana Azevedo Universidade Federal de Pernambuco
  • Andreza Cristiane Silva de Lima Universidade Federal de Pernambuco
  • Márcia Ferreira Neves Tavares Universidade Federal de Pernambuco
  • Raimundo Nonato Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Lobbying, Regulação Contábil, Bibliometria

Resumo

Objetivo: Diante da influência existente no processo de elaboração, edição e emissão de normas contábeis, o principal objetivo desse estudo foi analisar o nível de consonância entre as pesquisas científicas sobre a atividade de lobbying na regulação contábil, presente nos principais periódicos internacionais, no período de 2002 a 2015.

Fundamento: Pesquisadores como Leuz & Wysocki (2008); Bushman & Landsman (2010); Kothari, Ramanna, & Skinner (2010) e Carmo (2014) certificam que pesquisas sobre os fatores que influenciam a regulação contábil nos mercados globais e pesquisas sobre as forças políticas que afetam o processo regulatório são escassas e pouco exploradas. Diante disso, torna-se fundamental analisar os estudos que abordaram sobre o tema, a partir de indicadores de desempenho bibliométricos, úteis para a avaliação das pesquisas acadêmicas. Assim sendo, este estudo possui duas vertentes: bibliométrica-descritiva e epistemológica-descritiva.

Método: A pesquisa foi realizada com base no método Systematic Search Flow, com a busca dos estudos científicos nos principais periódicos internacionais, publicados nas plataformas Scopus, Web of Science, Scielo e ProQuest, utilizando as palavras chaves “Lobby”, “Lobbying” e “Accounting”, no período de 2002 a 2015 e com os idiomas em inglês e português. Em seguida, houve uma estratificação, excluindo os artigos duplicados das plataformas e os que não se referiam a lobby/lobbying no âmbito da regulação contábil, obtendo-se uma amostra com 43 artigos.

Resultados: Os principais resultados identificados estão segregados em duas categorias. A primeira trata de uma análise geral com as seguintes conclusões: O maior número de publicações foi realizado em 2015; o Reino Unido é o país com a maior quantidade de publicação sobre o tema; O autor Georgiou G. publicou a maior quantidade de artigos; e, “Accounting, Auditing and Accountability Journal” foi o periódico mais publicado. A segunda categoria dos resultados trata da análise textual, concluindo que “Lobbying” é a palavra-chave mais utilizada; a metodologia predominante foi a análise de cartas comentários; o estudo de Sutton (1984) destacou-se por ter sido o mais referenciado; e o principal resultado dentre os estudos expõe que as grandes empresas tendem a liderar o lobbying sobre a regulação contábil, visando influenciar o normatizador com o propósito de obter uma norma que atenda aos seus interesses.

Contribuições: Os pesquisadores podem utilizar esta pesquisa como uma fonte confiável do estado da arte sobre a participação e influência na regulação contábil, no período de 2002 a 2015, extraídas dos principais periódicos internacionais. Além disso, o estudo também dispõe de contribuições para os normatizadores, de forma que possam identificar os principais métodos de lobbying utilizados pelas partes interessadas no processo normativo contábil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-12-23

Como Citar

Azevedo, E. P. R. de S., Silva de Lima, A. C., Neves Tavares, M. F., & Rodrigues, R. N. (2017). Lobbying na Regulação Contábil: um Estudo Bibliométrico nos Principais Periódicos Internacionais no Período de 2002 a 2015. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 6(1), 62–82. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/34739

Edição

Seção

Seção Nacional

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)