Contingências Passivas e Teoria dos Prospectos: Análise dos Efeitos em Indicadores Financeiros de Empresas de Construção Civil e Construção Pesada

Autores

  • Thaís Alves da Silva Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Simone Letícia Raimundini Sanches Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Deisy Cristina Corrêa Igarashi Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.0v0n0.35534

Palavras-chave:

Passivos Contingentes. Construção. Indicadores. Teoria da Prospecção. Tomada de decisão.

Resumo

Objetivo: Analisar o efeito dos passivos contingentes nos indicadores econômico-financeiros de empresas dos segmentos de Construção Civil e Construção Pesada listadas na BM&FBovespa da Brasil Bolsa Balcão (B3).

Fundamento: A Teoria dos Prospectos assume o pressuposto de que informações sobre perdas possíveis (passivos contingentes) em empresas de construção civil e construção pesada são relevantes na tomada de decisão, pois indicam exposição ao risco de perdas futuras.

Método: Análise documental das Demonstrações Contábeis Consolidadas e Padronizadas, do ano de 2016, de 21 empresas de capital aberto do segmento de construção civil e pesada, e utilização do teste de Wilcoxon e teste de McNemar para comparar os indicadores econômico-financeiros antes e após a simulação de provisionamento dos Passivos Contingentes.

Resultados: Os Passivos Contingentes divulgados em 2016 podem causar efeitos significativos nos indicadores econômico-financeiros, principalmente nos indicadores de rentabilidade; não influenciam  expressivamente o número de empresas com Patrimônio Líquido Negativo; mas provocam aumento  significativo no número de empresas com Prejuízo Contábil no período, corroborando  a observação de que o saldo de Resultado Líquido de 2016 é sensível ao reconhecimento dos Passivos Contingentes, indicando exposição ao risco de perdas.

Contribuições: Contribui para a literatura sobre evidenciação de passivos contingentes e utilidade da informação contábil aos usuários externos no âmbito das Finanças Comportamentais. Contribui também para o estudo e uso dos indicadores financeiros na tomada de decisão a partir de informações que podem ter utilidade preditiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Alves da Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestra em Ciências Contábeis (Universidade Estadual de Maringá - UEM)

Professora do Departamento de Ciências Contábeis (Universidade Estadual de Maringá - UEM)

Contadora Pública (Prefeitura Municipal de Cianorte - PMC)

Simone Letícia Raimundini Sanches, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Administração (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS)

Professora do Departamento de Ciências Contábeis (Universidade Estadual de Maringá - UEM)

Deisy Cristina Corrêa Igarashi, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Engenharia de Produção (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC)

Professora do Departamento de Ciências Contábeis (Universidade Estadual de Maringá - UEM)

Downloads

Publicado

2019-01-24

Como Citar

Silva, T. A. da, Sanches, S. L. R., & Igarashi, D. C. C. (2019). Contingências Passivas e Teoria dos Prospectos: Análise dos Efeitos em Indicadores Financeiros de Empresas de Construção Civil e Construção Pesada. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 7(1), 39–57. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.0v0n0.35534

Edição

Seção

Seção Nacional