Comparação do Desempenho de Carteiras Utilizando ds Métodos Paridade de Risco, Mínima Variância e Equal Weighting: Um Estudo no Mercado Brasileiro em Períodos Pré, Durante e Pós A Crise de 2008

Autores

  • Maurício Mesquita Bortoluzzo Universidade Presbiteriana Mackenzie e Saint Paul Escola de Negócios
  • Adriana Bruscato Bortoluzzo Insper
  • Ricardo Alexandre Imamura Insper
  • Tatiana Terabayashi Melhado Insper
  • Rita de Cássia Marques Lima de Castro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2018v6n3.36822

Palavras-chave:

Alocação de carteiras. Mínima Variância. Equal Weighting. Paridade de Risco. Índice de Sharpe.

Resumo

Objetivo: Comparação do desempenho de carteiras montadas de acordo com os métodos Paridade de Risco (PR), Mínima Variância (MV) e Equal Weighting (EW) no mercado brasileiro em períodos pré, pós e durante a crise internacional de 2008.

Fundamento: Seleção de carteiras por meio do método MV tem base no artigo de Markowitz (1952). O método de alocação EW, estudado por Choueifaty e Coignard (2008), é o único portfólio na fronteira eficiente no caso de todos os ativos possuírem a mesma correlação. Maillard, Roncalli e Teïletche (2010) apresentam a metodologia PR como a mais eficiente na alocação de ativos por equalizar os pesos de cada ativo de acordo com sua contribuição ao risco do portfólio.

Método: Foram construídas carteiras anuais com dados diários de todos os ativos brasileiros contemplando o período de 2007 a 2013. Foi utilizado o Índice de Sharpe (IS) para avaliar o desempenho das carteiras nos períodos anteriores, durante e após a crise. 

Resultados: O tradicional método MV apresenta maiores valores de IS em aproximadamente 70% das vezes. Já o método PR foi mais eficaz em períodos de crise. 

Contribuições: A comparação do desempenho de diferentes metodologias na construção de carteiras de risco brasileiras em períodos com diferentes volatilidades é a principal contribuição do trabalho. O fato de que o método EW apresentou a pior relação risco retorno em praticamente todos os períodos da amostra enseja ao mercado a busca por metodologias mais sofisticadas de alocação em ativos de risco. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-08-30

Como Citar

Bortoluzzo, M. M., Bortoluzzo, A. B., Imamura, R. A., Melhado, T. T., & Castro, R. de C. M. L. de. (2018). Comparação do Desempenho de Carteiras Utilizando ds Métodos Paridade de Risco, Mínima Variância e Equal Weighting: Um Estudo no Mercado Brasileiro em Períodos Pré, Durante e Pós A Crise de 2008. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 6(3), 37–53. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2018v6n3.36822

Edição

Seção

Seção Nacional

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)