Disclosure em Clubes de Futebol: Estudo sobre os Reflexos da Lei do PROFUT

Autores

  • Wagner Lemos Umbelino Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Régis Barroso Silva Universidade Federal do Ceará - UFC http://orcid.org/0000-0002-3749-6199
  • Vera Maria Rodrigues Ponte Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Maiara Chagas Lima Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2019v7n1.38074

Palavras-chave:

Divulgação, Desempenho Esportivo, Desempenho Econômico-financeiro, Clubes de Futebol

Resumo

Objetivo: Investigar o nível de disclosure decorrente da adesão ao PROFUT, pelos clubes de futebol brasileiros, e sua relação com o desempenho econômico-financeiro e esportivo no decorrer dos anos de 2015 e 2016.

Fundamento: No Brasil, as administrações de alguns clubes de futebol vêm refletindo uma situação de dificuldade financeira. O governo propiciou, através da Lei do PROFUT, a possibilidade de refinanciamento de dívidas fiscais para essas entidades, exigindo como contrapartida a adoção de práticas de responsabilidade fiscal, financeira e de gestão, refletindo diretamente na divulgação contábil.

Método: Foram investigadas mudanças no nível de disclosure entre os anos levantados através de teste de diferença entre médias e, adicionalmente, a existência de associação entre os indicadores de desempenho econômico-financeiro e esportivo através de testes de Correlação de Pearson e Análise de Correspondência Múltipla.

Resultados: A adesão ao PROFUT não provocou melhoras de divulgação nos anos estudados. Foi identificada proximidade entre o tamanho dos clubes e o nível de disclosure e inexistência de relação entre os desempenhos econômico-financeiro e esportivo. Percebeu-se que os clubes de futebol não retornaram com contrapartidas equivalentes aos benefícios proporcionados pelo PROFUT, uma vez que não foram apresentados indícios de melhorias no desempenho econômico-financeiro, tampouco no desempenho esportivo.

Contribuições: Discute-se o nível de aderência ao disclosure requerido pelo PROFUT e a sua relação com a divulgação dos times de futebol e os desempenhos econômico-financeiro e esportivo. Suscita questionamentos quanto à postura das entidades avaliadas, no que se refere às contrapartidas informacionais oferecidas à sociedade, além de demonstrar que, nessas entidades, o disclosure está relacionado com níveis maiores de desempenho econômico-financeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-01-24

Como Citar

Lemos Umbelino, W., Barroso Silva, R., Rodrigues Ponte, V. M., & Chagas Lima, M. (2019). Disclosure em Clubes de Futebol: Estudo sobre os Reflexos da Lei do PROFUT. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 7(1), 112–132. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2019v7n1.38074

Edição

Seção

Seção Nacional