O Conselho de Defesa Sul-americano no processo de integração da América do Sul

Autores

  • Alice Duarte Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Resumo

Com o surgimento da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), no âmbito de integração regional da América do Sul, criou-se, também, o Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS). O CDS tem como objetivos integrar as forças de defesa sul-americanas e, também, projetar o subcontinente como zona de paz. Pretende-se averiguar, então, a efetividade desse conselho e os motivos pelos quais este é uma relação exitosa ou não. Para isso, analisarei o Estatuto do Conselho de Defesa Sul-Americano, além de artigos de estudiosos em defesa e relações internacionais. Conclui-se, então, que o CDS ainda não tem a efetividade que propõe, porém é possível que, em breve, chegue a alcançar suas metas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Duarte, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Referências

ABDUL-HAK, Ana Patrícia Neves Tanaka. O Conselho de Defesa Sul-Americano: Objetivos e Interesses do Brasil. FUNAG. Brasília, 2013.

AMUSQUIVAR, Érika Laurinda. A Estratégia Brasileira para o Conselho de Defesa Sul-Americano na Unasul. III Fórum Brasileiro de Pós Graduação em Ciência Política. Curitiba, 2013.

BARNABÉ, Israel Roberto. Unasul: desafios e importância política. Mural Internacional. Ano II, vol 1º. Jun-2011.

DREGER, Fabrício Brugali. Integração na América do Sul: A Unasul e o Conselho de Defesa Sul-Americano. UFRGS. Porto Alegre, 2009.

FACAMP. FACAMP Model United Nations: The Developing World Under Debate. Campinas, 2013.

MORAES, Rodrigo Francalossi de; NASSER, Reginaldo Mattar (orgs). O Brasil e a Segurança no seu Entorno Estratégico: América do Sul e Atlântico Sul. IPEA. Brasília, 2014.

NUÑEZ, Rami Marques. Liderança Brasileira na Unasul através do Conselho de Defesa Sul-Americano. Holden: Recruiting Talents. 2012.

SERBIN, Andrés. A América do Sul em um Mundo Multipolar: A Unasul é a alternativa? Nueva Sociedad. Dez-2009.

UNASUL. Tratado Constitutivo da Unasul. Brasília, 2008. Disponível em <http://www.itamaraty.gov.br/temas/america-do-sul-e-integracao-regional/unasul/tratado-constitutivo-da-unasul> Acesso em 26.09.2014

UNASUL. Estatuto do Conselho de Defesa Sul-Americano da Unasul. Santiago, 2008. Disponível em <http://funag.gov.br/loja/download/1051-Conselho_de_Defesa_Sul_Americano.pdf> Acesso em 26.09.2014

Downloads

Publicado

11.12.2014

Como Citar

Duarte, A. (2014). O Conselho de Defesa Sul-americano no processo de integração da América do Sul. Revista De Iniciação Científica Em Relações Internacionais, 2(3), 38–50. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ricri/article/view/21370

Edição

Seção

Artigos