Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Temas em Educação?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. A revista TEMAS EM EDUCAÇÃO  é um periódico (on-line) quadrimestral, a partir de 2019, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), de acesso aberto e submissão sem custos para o(s) autor(es). Publica artigos originais e inéditos que centrem suas discussões na área de Educação, resultem de pesquisa científica e priorizem análises sobre práticas concretas ou debates polêmicos e atualizados na área, além de resenhas de livros, entrevistas, ensaios e dossiês temáticos.

2. A revista recebe artigos em fluxo contínuo.
3. Os artigos poderão ser submetidos em língua portuguesa, inglesa e espanhola, com seus respectivos títulos, resumos e palavras-chave.
4. O nome dos autores não deve aparecer no corpo do artigo. Solicita-se a eliminação de trechos que prejudiquem a garantia do anonimato na avaliação e de dados de identificação nas propriedades do documento.
5. Todos os autores devem associar o número de registro no Open Researcher and Contributor ID (ORCID), em seu perfil de cadastro na revista, para efetivar a submissão.
6. Cada submissão de artigo poderá ter, no máximo, três autores. Exige-se que, pelo menos, um dos autores tenha o título de doutor. O artigo, resultante de dissertação de Mestrado e de tese de Doutorado, poderá ter, no máximo, dois autores.
7. Os artigos deverão ter entre 15 e 20 laudas e incluir resumo em português, inglês e espanhol, entre 150 e 200 palavras, com indicação de três a cinco palavras-chave em cada idioma.
8. O texto deve ser submetido à Revista utilizando-se os arquivos Word, com as seguintes especificações: papel tamanho A4 (21cm X 29,7cm), espaço 1.5, margens laterais de, aproximadamente, 3 cm, com páginas numeradas consecutivamente no canto superior direito. O texto não deve ser identificado, e seu título deve ser em português, inglês e espanhol.
9. Sobre as ilustrações - figuras, gráficos, quadros, tabelas, fluxogramas, desenhos etc. -com seu respectivo número de ordem e título, só devem ser utilizados quando indispensáveis à clareza do texto, mediante a menção da fonte original, quando publicadas anteriormente, e devem estar no corpo do texto.
10. As notas de rodapé - ou notas no final do texto - devem ser evitadas. Elas só são recomendadas na primeira página, para indicar auxílios recebidos, origem do trabalho, apresentação em eventos ou notas similares, quando necessário.
11 Os agradecimentos a auxílios recebidos pelo(s) autor(es) podem ser mencionados no final.
12.As traduções submetidas à publicação devem ser acompanhadas de autorização, por escrito, do autor do trabalho original e do editor.
13. É de responsabilidade dos autores a CORREÇÃO da língua portuguesa, antes do envio dos artigos; no item suplementar, deve-se acrescentar uma declaração do revisor do artigo, com filiação institucional e o CPF para firmar a declaração;
14. Apresentar, em anexo, declaração de que o artigo não se configura como plágio, conforme o modelo abaixo:
Em cumprimento ao que regulamenta a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, e a Lei nº 12.853, de 14 de agosto de 2013, DECLARO que o artigo submetido à Revista TEMAS EM EDUCAÇÃO (citar o nome do artigo submetido)  é de minha autoria e não viola os direitos autorais, conforme o Art. 184 do Código Civil Penal, Lei 10.406/2002.
Local e data.
Assinatura do(s) autor(es) 
15. A Revista TEMAS EM EDUCAÇÃO se enquadra na política de ética referente aos princípios éticos das pesquisas em Ciências Humanas e Sociais, como determina a Resolução n° 510, de 7 de abril de 2016.
16. Os autores e coautores de artigos e resenhas publicados na revista terão um prazo de, no mínimo, dois anos para que possam submeter novos trabalhos para publicação.
17. Os originais recebidos são submetidos à apreciação da Comissão e/ou rejerees ad hoc. Cabe à Comissão Editorial a decisão final de publicar os originais e de adotar, em qualquer circunstância, o sistema de blind review.
18. Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista TEMAS EM EDUCAÇÃO, e sua reprodução total ou parcial é vetada, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.
19. Os conceitos e as opiniões emitidos pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
 
NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS
Os originais encaminhados à revista TEMAS EM EDUCAÇÃO devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), especialmente as que seguem:
Referências para um autor, exemplo de livro:
SOBRENOME, Nome, sobrenome (se houver). Título do livro. Número da edição, vol. (se houver), cidade, nome da editora e ano do livro.
ROCHA, T. O melhor das normas da ABNT. São Paulo: Editora, 2016.
Referências para dois/duas autores/as:
ROCHA, T.; ROCHA, M. O melhor das normas da ABNT. 2. ed. São Paulo: Editora, 2016.
Referências quando houver mais de três autores em uma obra consultada:
Você deve utilizar a expressão em latim et al., (e outros), faça assim:
ROCHA, T. et al. Normas da ABNT. São Paulo: Editora, 2016.
Nos casos em que houver uma citação de um livro ou trabalho que tenha vários autores e nessa obra tenha um coordenador, coloque, primeiramente, o nome do responsável/coordenador. Depois, abrevie o tipo de participação que esse responsável teve, como por ex., os tipos de responsabilidade (organizador, compilador, editor, tradutor, coordenador etc.). Veja o exemplo:
ROCHA, T. et al. (coord.) Normas da ABNT. 3. ed. São Paulo: Editora, 2016.
Referências quando o autor citado é uma entidade:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. 14724 (2011) – Trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2011.
REFERÊNCIAS DE MONOGRAFIAS, TESES, DISSERTAÇÕES E ARTIGOS
EXEMPLOS:
ROCHA, T. Normas da ABNT. 2016. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (Monografia) – Curso de Administração de Empresas, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, Ceará. 2016.
As referências de dissertação seguem o mesmo modelo:
SILVA, Maurício. Como fazer referências nas normas da ABNT. 2015. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Dissertação) – Curso Normas da ABNT, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
Exemplo de referência de tese:
SILVA, Maurício. Como fazer referências nas normas da ABNT. 2016. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Tese) – Curso Normas da ABNT, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, 2016.
Exemplo de referência da obra consultada via internet:
ROCHA, T. Normas da ABNT. [S.I]: Virtual Book, 2018. Disponível em: <http://www.tccnasnormasdaabnt.com.br> Acessado em: 23/01/2018. 
Referências de REVISTA
SOBRENOME do autor, nome. Título do artigo. Título da revista, cidade, editora, volume, número, mês, ano.
EXEMPLO:
ROCHA, T. Normas da ABNT. Desafios da formatação em trabalhos acadêmicos, São Paulo, EDITORA, ano 60, n.1, Jan/Fev., 2016.
Referências para Leis e Decretos:
PAÍS, ESTADO OU MUNICÍPIO. Lei ou decreto n°, dia, mês e ano. Ementa. Publicação, local de publicação, edição (caso exista), cidade, volume (caso exista), ano.
EXEMPLO:
BRASIL. Decreto-lei nº 5.452, de 1º. de maio de 1943. Aprova a consolidação das leis do trabalho. Lex: coletânea de legislação: edição federal, São Paulo, v.7, 1943.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para ser publicada por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em “Comentários para o editor”.

  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte Times New Roman, corpo 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e as tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, na forma de anexos. Os originais devem ser encaminhados pelo site da revista  (http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/index). As citações a partir de quatro linhas devem vir sempre em novo parágrafo, em corpo 10, sem aspas.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

  7. Apresentar, em anexo, declaração de que o artigo não se configura como plágio.

  8. Apresentar declaração do revisor do artigo, com filiação institucional e o CPF, firmando a declaração.

  9. Aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista TEMAS EM EDUCAÇÃO acima explicitadas.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.