IGUALDADE DE GÊNERO NO ENSINO SUPERIOR: AVANÇOS E DESAFIOS

GENDER EQUALITY IN HIGHER EDUCATION: PROGRESS AND CHALLENGES

Autores

  • Shirleide Karla Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Emília Maria da Trindade Prestes Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n2.37352

Palavras-chave:

Ensino Superior, Igualdade de Gênero, UFPB

Resumo

O presente artigo soma-se à discussão de igualdade de gênero no ensino superior ao explorar o universo de estudantes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal da Paraíba - UFPB/Campus I, mapeando a participação de homens e mulheres por área de conhecimento e por curso, considerando as variáveis sexo e gênero. Como procedimento metodológico, adotamos o estudo de caso exploratório e descritivo. Este estudo consistiu em um levantamento estatístico, com dados fornecidos pela Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPB, abordando o quantitativo de estudantes matriculados no período letivo 2016.2. Ao distribuirmos estes dados segundo as áreas de conhecimento, percebemos que as mulheres continuam sub-representadas nas Ciências Exatas, Naturais, Tecnologia e Engenharias (33%) permanecendo nas áreas compreendidas como femininas – Ciências Humanas (57%) e Ciências Biológicas e da Saúde (63%). Os cursos nas áreas de Educação, Saúde e Bem-Estar Social, Serviços e Humanidades, considerados femininos, são os que mais atraem as mulheres. Seguindo esta tendência tradicional, os homens preferem cursos de Artes, Tecnologia e Ciências Exatas. Contudo, se considerarmos a pequena participação de mulheres nos cursos masculinos e de homens nos cursos femininos, podemos constatar que ainda estamos longe de alcançar a igualdade de gênero na academia, como sonhou Nísia Floresta no século XIX. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirleide Karla Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Pedagogia pela UFPB/Campus I. Mestranda em Educação, na linha de pesquisa de Educação Popular, no Programa de Pós-raduação em Eduação da UFPB.

Downloads

Publicado

2018-12-14

Como Citar

SILVA, S. K.; PRESTES, E. M. da T. IGUALDADE DE GÊNERO NO ENSINO SUPERIOR: AVANÇOS E DESAFIOS: GENDER EQUALITY IN HIGHER EDUCATION: PROGRESS AND CHALLENGES. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 191–209, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n2.37352. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/37352. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO DE TRABALHOS/PESQUISAS EM ANDAMENTO