A UTILIZAÇÃO DA INTERNET NAS PESQUISAS DAS DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PPGEP-IFRN (2015-2017)

THE USE OF THE INTERNET IN THE RESEARCH RESEARCH OF THE POSTGRADUATE PROGRAM IN PROFESSIONAL EDUCATION PPGEP-IFRN (2015-2017)

Autores

  • Olivia Morais Medeiros Neta Universidade Federal do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0002-4217-2914
  • Helio Teodosio de Melo Filho Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - IFRN http://orcid.org/0000-0002-8736-3415
  • Paloma Freitas da Silva Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - IFRN

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n2.41996

Palavras-chave:

Utilização da internet., Produção do conhecimento., Dissertações., Métodos de Pesquisa para a internet., Educação profissional.

Resumo

Neste estudo, elaboramos por meio de levantamento e análise bibliográfica das dissertações defendidas nos anos de 2015, 2016 e 2017 no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, um mapeamento do uso da internet na produção dos conhecimentos ali sistematizados. Fundamentamo-nos no trabalho de Fragoso, Recuero e Amaral (2015) sobre métodos de pesquisa para a internet, como local e/ou instrumento, tendo como aporte teórico-metodológico uma abordagem quali-quantitativa. Consideramos que, os acessos à internet foram contributos importantes e significativos para a construção dos conhecimentos produzidos, em termos de sua re/organização, da revisão bibliográfica e estado do conhecimento, bem como para a disseminação da produção em domínio público.

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Biografia do Autor

Olivia Morais Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professora  do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional  do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Possui graduação em  História (Licenciatura e Bacharelado), mestrado em História e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É editora da Revista Brasileira de Educação Profissional e  Tecnológica (ISSN 1983-0408). Tem experiência na área de História, com ênfase em história da educação, história e espaços, historiografia e ensino de história. E-mail: olivianeta@gmail.com

Helio Teodosio de Melo Filho, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - IFRN

Licenciado em História pela UFRN. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) IFRN. helioteo@hotmail.com

Paloma Freitas da Silva, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - IFRN

Licenciada em Letras Espanhol. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) IFRN. palomafreitasctm@gmail.com

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Publicado

2018-12-14

Como Citar

MEDEIROS NETA, O. M.; MELO FILHO, H. T. de; SILVA, P. F. da. A UTILIZAÇÃO DA INTERNET NAS PESQUISAS DAS DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PPGEP-IFRN (2015-2017): THE USE OF THE INTERNET IN THE RESEARCH RESEARCH OF THE POSTGRADUATE PROGRAM IN PROFESSIONAL EDUCATION PPGEP-IFRN (2015-2017). Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 62–89, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n2.41996. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/41996. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO

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