Performance estética no rádio: os noticiciários matinais das rádios BandNewsFM, CBN e Jovem Pan

Autores

  • Carlos Roberto Praxedes dos Santos PPGC/UFPB
  • Sinara dos Santos Hutner

Resumo

A década de 1990 foi responsável pela criação da primeira rede de rádios especializada em jornalismo 24 horas no Brasil, a Central Brasileira de Notícias. A partir de 2005, outra rede entraria na disputa pelo primeiro lugar na audiência desse gênero, nas principais cidades do país: a BandNewsFM. Por outro lado, emissoras como a Jovem Pan fazem radiojornalismo de forma continuada desde 1970, com o mesmo programa. Essas são três das principais rádios brasileiras. Neste estudo, busca-se examinar a performance estética dos comunicadores dos três programas jornalísticos de maior audiência destas rádios, bem como a estética sonora destes. Trata-se de uma análise de conteúdo sobre a estética sonora e sobre a estética vocal dos principais comunicadores destes programas. Conclui-se que os três programas analisados possuem características peculiares em relação à performance estética.

Palavras-chave: Rádio. Performance estética. BandNewsFM. Jovem Pan. CBN.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-06-17

Edição

Seção

Artigos