O primeiro amor não morre: apontamentos sobre a reconfiguração das fotonovelas na atualidade a partir dos Tableaux Vivants e dos Memes

Autores

  • Paulo Matias de Figueiredo Junior PPGC/UFPB
  • Vitor Celso Melo de Faria Junior

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n7.40910

Resumo

Apresentamos, de forma sintética, o percurso histórico das fotonovelas no Brasil, suas principais características de estilo e suas novas manifestações de linguagem na atualidade a partir dos Tableaux Vivants e dos Memes. Para tanto, pontuamos ao longo do presente artigo a criação das fotonovelas italianas, em meados da década de 40, sua posterior implementação e adaptação no Brasil e, junto disso, seus respectivos desdobramentos: a conquista de uma estética visual própria; a preservação de suas histórias romanescas; e o conceito moderno da jornada do herói. Com a descaída da indústria brasileira de fotonovelas no final dos anos 80, surgiram variadas formas de ressignificação no atual cenário tecnológico, artístico e comercial. Sendo assim, lançamos neste artigo apontamentos a respeito da relação das fotonovelas com os Tableaux Vivants e os Memes, a partir de uma análise de cunho comparativo fundamentada em dados históricos e técnicos.

Palavras-chave: Fotonovela. Tableau Vivant. Memes. Arte sequencial. Ressignificação.

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Publicado

2018-07-22

Edição

Seção

Artigos