Desenvolvimento e avaliação de um aplicativo/jogo móvel para a revisão de conteúdo escolar

Autores

  • Miguel Grunfeldt PPGC/UFPB
  • Samara de Sena
  • Adriana Alves Gomes

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n8.41406

Resumo

Atualmente, na educação, os jogos e aplicativos educativos têm utilização escassa, pois normalmente são focados em conteúdos específicos e muitas vezes, apresentam qualidade menor, fazendo com que seu uso seja reduzido. Tendo em vista esse contexto, foi desenvolvido um aplicativo educacional, o Revisionário, que busca resolver parte dos problemas enfrentados por este tipo de mídia no ambiente educacional. Este artigo, de caráter qualitativo e descritivo, detalha o processo de desenvolvimento do aplicativo em questão, no qual, para a produção e a documentação, foi utilizada a metodologia proposta por Dresch et al (2015) que foca na produção de artefatos. O aplicativo foi testado e avaliado por alunos de uma universidade onde houve boa recepção por grande parte dos usuários. Os mesmos também desejam que o uso de jogos e aplicativos na educação sejam incentivados.

Palavras-chave: Educação. Desenvolvimento. Ambiente educacional.

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Biografia do Autor

Miguel Grunfeldt, PPGC/UFPB

Marcos Antonio Nicolau possui graduação em Comunicação Social (jornalismo) pela Universidade Federal da Paraíba (1988), especialização em Metodologia da Comunicação pela UFPB (1989), mestrado em Educação pela UFPB (1996) e doutorado em Letras pela UFPB (2001). Pós-Doutorado em Comunicação na UFRJ. É professor do Departamento de Mídias Digitais e Coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB; ensina e pesquisa os seguintes temas: comunicação e semiótica, jornalismo, radialismo, criatividade, design e criação publicitária, lingüística aplicada ao texto publicitário, história em quadrinhos. Edita a Revista Temática (www.insite.pro.br).

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Publicado

2018-08-20

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS