Análise das políticas públicas do setor audiovisual brasileiro

Autores

  • Cristiano Max Pereira Pinheiro PPGC/UFPB
  • Dusan Schreiber
  • Chrístian Langaro Vaisz
  • Mikaela de Souza

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n9.41853

Resumo

O setor audiovisual brasileiro é permeado pelos modelos da Indústria Criativa, onde enquadra-se, de forma dinâmica, a relação entre economia e as políticas públicas que regem estes negócios. O presente artigo tem como objetivo analisar as políticas públicas para o setor audiovisual, sob a ótica de 4 modelos da Indústria Criativa propostos por Potts e Cunningham (2008). A metodologia é baseada na pesquisa bibliográfica e documental das agências governamentais que regulam o setor no país. Os resultados apontam que as políticas públicas brasileiras não operam com exclusividade à um determinado modelo, constatando-se a atuação de diretrizes de fomento e de regulação setorial, podendo operar em conjunto, de acordo com cada especificidade do mercado.

Palavras-chave: Audiovisual. Políticas Públicas. Indústria Criativa.

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Publicado

2018-09-20

Edição

Seção

Artigos