A linguagem cinematográfica utilizada pelos videogames: o uso das cutscenes como experiência narrativa

Autores

  • Cíntia Marques Vieira PPGC/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n10.42225

Resumo

Este artigo dedica-se a uma reflexão a acerca das cutscenes, que são sequências de cenas responsáveis por contribuir para as potencialidades do vídeo game em conexão e remediação com o cinema. O objetivo é refletirmos sobre os mecanismos do cinema que são utilizados para impulsionar as narrativas e expandir o repertório constituinte de significados do jogador. Uma vez que o jogador passa a espectador, onde a ação simbólica que está inscrita em todos os eventos representacionais cria uma ilusão retoricamente estruturada, a liberdade de ação passa a compor significado dentro de um universo mítico e ficcional. As cutscenes, como uma história que está baseada na ação e que visa uma maior contextualização para o entendimento diegético, contribuem para os processos de jogabilidade, podem proporcionar narrativas claras com uma lógica unificadora, mantendo os objetivos do game claros e de fácil compreensão.

Palavras-chave: Vídeo games. Cinema. Cutscenes. Narrativas. Novas mídias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-21

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS