O embate entre personagens e paisagens: a mise-en-scène e o padrão de estilo de Denis Villeneuve

Autores

  • Ivone Gomes de Brito PPGC/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n2.44514

Resumo

Com fundamentação teórica no discurso de Bordwell acerca do estilo, este estudo tem como propósito examinar a mise-en-scène do cineasta Denis Villeneuve, a fim de identificar o seu estilo individual. Em seguida, é realizada uma análise de cenas dos filmes 32 de Agosto na Terra (Un 32 Août Sur Terre, 1998), seu primeiro longa-metragem, A Chegada (Arrival, 2016), primeiro filme do gênero ficção científica sob sua direção, e Blade Runner 2049 (2017), a sequência do clássico de Ridley Scott, com vistas a expor um padrão de estilo de Villeneuve que se constitui em um elemento central de sua mise-en-scène, e que será crucial para uma reviravolta em suas narrativas.

Palavras-chaves: A Chegada. Blade Runner 2049. Denis Villeneuve. Estilo. Mise-en-scène. 32 de Agosto na Terra.

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Publicado

2019-02-20

Edição

Seção

Artigos