Primeira leitura do evangelho de Stella Maris Rezende aos jovens brasileiros: análise inicial do livro Justamente porque sonhávamos (2017)

Autores

  • João Paulo Hergesel PPGC/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n5.45877

Resumo

Sabendo-se que o uso de recursos estilísticos em obras literárias não só eleva o nível de poeticidade do texto como também tende a motivar a leitura, este artigo teve como objetivo principal compreender a contribuição da Estilística para a formação de leitores adolescentes, enquanto consumidor desse tipo de narrativa midiática. Dentre os objetivos específicos, estiveram: revisar o conceito de Estilística e sua relevância para os estudos de Comunicação Literária; entender os efeitos que as figuras de estilo são capazes de proporcionar; conhecer a pertinência do trabalho de Stella Maris Rezende para o cenário cultural nacional; e comentar algumas artimanhas poéticas na obra Justamente porque sonhávamos (2017). Por meio de uma análise estilística aplicada à narrativa eleita, concluiu-se que a criatividade lexical da autora é o recurso que mais visa a prender a atenção do jovem leitor.

Palavras-chave: Comunicação literária. Narrativas midiáticas. Estilística. Stella Maris Rezende. Justamente porque sonhávamos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-05-19

Edição

Seção

Artigos