A utilização de jogos como metodologia ativa: o processo de ensino e aprendizagem no ensino superior de administração e contabilidade

Autores

  • Felipe Cavalheiro Zaluski PPGC/UFPB
  • Tarcisio Dorn de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n8.47327

Resumo

Um dos maiores desafios dos docentes consiste em compreender as ações pedagógicas e o papel que assumem no processo de ensino e aprendizagem (MITRE et al., 2008). A importância do método de ensino usado pelo professor se destaca pela motivação e pelo desafio despertado nos alunos, uma interessante alternativa para essa situação é os jogos e simulações processadas em computador (REIBNITZ; PRADO, 2006). Assim, este ensaio teórico tem como premissa conceituar e refletir a aplicação de jogos no contexto do processo de ensino e aprendizagem dos cursos de ensino superior em administração e contabilidade como proposta de metodologia ativa de ensino. Conclui-se que a utilização de jogos no processo de ensino e aprendizagem o acadêmico envolve-se de forma ativa e atuante. É fundamental ultrapassar a educação tradicional e focar na aprendizagem no aluno, para isso, eles devem experimentar inúmeras novas possibilidades, onde os jogos tornam-se elementos fundamentais em tal processo.

Palavras-chave: Jogos. Simulação. Metodologias Ativas. Ensino superior. Administração.

 

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Publicado

2019-08-19

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS