A Gestão de Organizações Sociais Sob a Ótica do Empreendedorismo Schumpeteriano

Autores

  • Antonio dos Santos-Silva PUC Minas
  • Henrique Cordeiro Martins Universidade FUMEC
  • Antonio Carvalho Neto PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i1-16815

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a maneira pela qual os elementos de empreendedorismo extraídos de Schumpeter (1997) e identificados em Organizações Sociais (OS) se articulam no processo de gestão destas instituições. As especificidades dessas organizações têm proporcionado estudos que descortinam um campo vasto de conhecimento para pesquisadores da administração. Todavia este se encontra, ainda, carente de discussões mais abrangentes sobre as práticas de seus gestores. Quanto à metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa, tendo sido realizadas dez entrevistas semiestruturadas, cujo roteiro teve como referência o texto de Schumpeter (1997). Como principais resultados, obteve-se que a distinção real que existe entre organizações com fins sociais e empresas voltadas ao lucro encontra-se no plano dos valores e objetivos. No entanto, devido a pressões ambientais, observa-se, uma escalada de profissionalização na gestão em OS que visa atender a protocolos de interface e transparência na aplicação de recursos, buscando perpetuar relacionamentos com entidades mantenedoras e financiadores. Esta reflexão sobre processos de gestão de OS baseada em elementos de empreendedorismo mostrou-se promissora por permitir uma visualização mais crítica e estruturada do fenômeno empreendedorismo na área social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio dos Santos-Silva, PUC Minas

Doutorando em Administração pelo PPGA da PUC Minas. Membro do NERHURT – Núcleo de Estudos em Recursos Humanos e Relações de Trabalho do PPGA da PUC Minas.

Henrique Cordeiro Martins, Universidade FUMEC

Doutor em Administração pela UFMG/Birmingham University (England). Professor Titular do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade FUMEC.

Antonio Carvalho Neto, PUC Minas

Pesquisador Bolsista de Produtividade do CNPq, Doutor em Administração, professor permanente e coordenador do PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas, coordenador do NERHURT – Núcleo de Estudos em Recursos Humanos e Relações de Trabalho do PPGA da PUC Minas.

Downloads

Publicado

2014-05-27

Como Citar

Santos-Silva, A. dos, Martins, H. C., & Carvalho Neto, A. (2014). A Gestão de Organizações Sociais Sob a Ótica do Empreendedorismo Schumpeteriano. Teoria E Prática Em Administração, 4(1), 227–260. https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i1-16815

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)