Antecedentes do Engajamento e da Intenção em Permanecer em Projetos Sociais: Um Estudo em Instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo

Autores

  • Ana Rosa da Silva Universidade Metodista de São Paulo
  • Alexandre Cappellozza Universidade Metodista de São Paulo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA)
  • Felipe Zambaldi Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2017v7i1-32668

Palavras-chave:

altruísmo, engajamento, custos de troca, projetos sociais

Resumo

Algumas organizações têm se preocupado em oferecer projetos sociais que englobam a comunidade em geral e os seus colaboradores. Esses projetos são realizados com a participação do trabalho voluntário. Analisar os fatores antecedentes que movem o cidadão voluntário a permanecerem nos projetos sociais e a se engajarem nas instituições onde são prestados esses trabalhos sociais é a proposta deste estudo. A pesquisa fundamenta-se em uma abordagem de investigação quantitativa e o estudo foi exploratório com corte transversal único, onde os dados foram coletados por meio de um instrumento de pesquisa com a obtenção de 351 questionários respondidos. Para os testes das hipóteses do estudo, foi realizada a análise de equações estruturais, com base no PLS-PM (Partial Least Squares Path Modeling), onde foram apresentadas medidas satisfatórias para os construtos investigados e o modelo proposto, sendo significantes algumas relações entre os construtos. Os resultados indicam que os custos de troca e o altruísmo influenciam positivamente no engajamento dos indivíduos na organização que desenvolve projetos sociais e que o engajamento e custos de troca também impactam positivamente na intenção de permanecer nos projetos sociais. A compreensão de motivações e determinantes do comprometimento com o trabalho voluntário torna-se crucial para que os gestores desta força de trabalho possam desenhar mecanismos eficazes de atração, engajamento e retenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Rosa da Silva, Universidade Metodista de São Paulo

Mestre em Administração de Empresas.

Alexandre Cappellozza, Universidade Metodista de São Paulo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA)

Doutor em Administração de Empresas. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Metodista de São Paulo - (PPGA).

Felipe Zambaldi, Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo.

Doutor em Administração de Empresas. Professor da Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Silva, A. R. da, Cappellozza, A., & Zambaldi, F. (2017). Antecedentes do Engajamento e da Intenção em Permanecer em Projetos Sociais: Um Estudo em Instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo. Teoria E Prática Em Administração, 7(1), 79–109. https://doi.org/10.21714/2238-104X2017v7i1-32668

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)