A Imagem Corporativa e seus Reflexos: um Estudo de Imagem da Polícia Militar de Santa Catarina na Perspectiva de Moradores da Grande Florianópolis

Autores

  • Aline Regina Santos Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC http://orcid.org/0000-0001-9116-9247
  • Fabíola Gostek Pessôa Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Ana Paula Grillo Rodrigues Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2019v9i1-39583

Palavras-chave:

Imagem Corporativa. Confiança. Polícia Militar de Santa Catarina. Pesquisa de Imagem.

Resumo

A imagem corporativa é tratada na literatura acadêmica como aquilo que o público-alvo imagina ao se fazer referência à determinada organização. Seu processo de formação, portanto, tem natureza complexa, e suas implicações podem levar à confiança ou descrença na organização. Considerando a relevância do tema, o presente artigo tem como objetivo identificar a imagem percebida da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) por moradores da Grande Florianópolis, Santa Catarina. Para tanto, foi aplicada pesquisa survey presencial com 367 pessoas que transitaram na região central de Florianópolis, em setembro de 2017. O instrumento foi desenvolvido em formato híbrido, sendo os dados qualitativos analisados visando categorização das respostas em imagem positiva, negativa e neutra. A estatística descritiva e teste qui-quadrado foram aplicados aos dados quantitativos, visando maior compreensão do fenômeno. Entre os principais resultados, destaca-se que a maioria dos respondentes possui uma imagem neutra frente à PMSC, sendo o termo “segurança” a associação preponderante. A relação entre imagem e orientação política, bem como entre imagem e avaliação do atendimento sugerem elementos que influenciam diretamente a percepção, corroborando pontos levantados na teoria. A pesquisa traz implicações gerenciais no tocante à comunicação corporativa e propõe algumas considerações sobre imagem corporativa em organizações públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Regina Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professora do Departamento de Administração Pública e do Mestrado Acadêmico em Administração, da ESAG - UDESC

Fabíola Gostek Pessôa, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Bacharel em Administração Pública

Ana Paula Grillo Rodrigues, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professora do Departamento de Administração Pública e do Mestrado Acadêmico em Administração, da ESAG - UDESC

Referências

Abratt, R. (1989). A New Approach to the Corporate Image Management Process. Journal of Marketing Management, 5(1), pp. 63-76.

Bonner, M. D. (Nov. de 2013). The Politics of Police Image in Chile. Journal of Latin America Studies, 45, pp. 669-694.

Boulding, K. E. (2007). The Image: Knowledge in Life and Society (5ª ed.). Michigang: University of Michigang Press.

Brown, B., & Benedict, W. R. (2002). Perceptions of the police: Past findings, methodological issues, conceptual issues and policy implications. Policing: An International Journal of Police Strategies & Management, 25(3), pp. 543-580.

Cao, L., Stack, S., & Sun, Y. (1998). Public Attitudes Toward the Police: A Comparative Study Between Japan and America. Journal of Criminal Justice, 26(4), pp. 279-289.

Chan, W. (July-September de 2015). The Media Representations of Police Image: Research Notes on the Hong Kong’s Occupy Movement. SAGE Open, pp. 1-7.

Christensen, L. T., & Askegaard, S. (2001). Corporate identity and corporate image revisited - a semiotic perspective. European Journal of Marketing, 35(3/4), pp. 292-315.

Chun, R. (2005). Corporate reputation: Meaning and measurement. International Journal of Management Reviews, 7(2), pp. 91-109.

Dowling, G. R. (1986). Managing Your Corporate Images. lndustrial Marketing Management, 15, pp. 109-115.

Duarte, J. (2007). Comunicação Pública: Estado, Mercado, Sociedade e Interesse Público. . São Paulo: Editora Atlas.

Fishman, M. (1981). Police News - Constructing an Image of Crime. Urban Life, 4(9), pp. 371-394.

Gibbs, G. (2009). Análise de Dados Qualitativos: coleção pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed.

Gray, E. R., & Balmer, J. M. (1998). Managing Corporate Image and Corporate Reputation. Long Range Planning, 31(5), pp. 695-702.

Grunig, J. E. (1993). Image and Substance: from Symbolic to Behavioral Relationships. Public Relations Review, 12(2), pp. 121-139.

Hopkins, N., Hewstone, M., & Hantzi, A. (May de 1992). Police Schools Liaison and Young Peoples Image of the Police - An Intervention Evaluation. British Journal of Psychology, 83, pp. 203-220.

IBOPE. (2016). Confiança da população nos brasileiros em geral é a menor desde 2009. Acesso em 08 de 01 de 2018, disponível em IBOPE Inteligência: http://177.47.5.246/noticias-e-pesquisas/confianca-da-populacao-nos-brasileiros-em-geral-e-a-menor-desde-2009/

Kanaane, R., Filho, A. F., & Ferreira, M. G. (2010). Gestão Pública: planejamento, processos sistemas de informação e pessoas. São Paulo: Editora Atlas.

Kennedy, S. H. (1977). Nurturing corporate images. Total communication or ego trip? European Journal of Marketing, 11(1), pp. 120-164.

Kotler, P., & Keller, K. L. (2012). Administração de marketing (14ª ed.). São Paulo: Pearson Education do Brasil.

Kunsch, M. (2003). Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus Editorial.

Lee, M., & Mcgovern, A. (Jun. de 2013). Force to sell: policing the image and manufacturing public confidence. Policing & Society, 23(2), pp. 103-124.

Martineau, P. (Nov–Dez de 1958). Sharper focus for the corporate image. Harvard Business Review, 6, pp. 49-58.

Mattar, F. N. (2005). Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento. (6. ed. rev., atual. e ampl. ed.). São Paulo: Atlas.

Moscovici, S. (2015). Representações sociais: investigações em psicologia social (11ª ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.

Murty, K. R. (Dec. de 1990). The image of the police in black Atlanta communities. Journal of Police Science and Administration, 17(4), pp. 250-257.

Perednia, D. (2016). Self-image and the perceived image of police in Russia. Sociological Studies, 1, pp. 152-157.

PMSC. (2018). Brasão e Logomarca da PMSC. Acesso em 15 de 02 de 2018, disponível em Polícia Militar de Santa Catarina: http://www.pm.sc.gov.br/institucional/valores/

Rindell, A. (2013). Time in corporate images: introducing image heritage and image‐in‐use. Qualitative Market Research: An International Journal, 2, pp. 197-213.

Santos, A. R., Costa, J. I., Burger, F., & Borja, G. R. (2017). Quem conhece as ouvidorias públicas? um estudo sobre a imagem percebida por cidadãos de Florianópolis (SC). Cadernos Gestão Pública e Cidadania, 22(73), pp. 400-421.

Schuler, M., & Toni, D. d. (2015). Gestão da imagem de organizações, marcas e produtos através do MCI: Método para Configuração de Imagem. São Paulo: Atlas.

Silva, G. F., & Beato, C. (2013). Confiança na polícia em Minas Gerais: o efeito da percepção de eficiência e do contato individual. OPINIÃO PÚBLICA, 19(1), pp. 118-153.

Skogan, W. G. (1996). The Police and Public Opinion in Britain. American Behavioral Scientist, 39(4), pp. 421-432.

Souza, S. A. (2016). O que é um Tribunal de Contas? Estudo sob a Perspectiva Popular, em Curitiba (PR). Cadernos Gestão Pública e Cidadania, 21(70), pp. 282-302.

Tran, M. A., Nguyen, B., Melewar, T., & Bodoh, J. (2015). Exploring the corporate image formation. Qualitative Market Research: An International Journal, 18(1), pp. 86-114.

Walklate, S. (April de 1992). Jack and jill join up at sun hill; public images of police officers. Policing and Society, 2, pp. 219-232.

Downloads

Publicado

2019-03-22

Como Citar

Santos, A. R., Pessôa, F. G., & Rodrigues, A. P. G. (2019). A Imagem Corporativa e seus Reflexos: um Estudo de Imagem da Polícia Militar de Santa Catarina na Perspectiva de Moradores da Grande Florianópolis. Teoria E Prática Em Administração, 9(1), 63–76. https://doi.org/10.21714/2238-104X2019v9i1-39583

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)