Concreto ou abstrato? Um esquema conceitual das representações mentais da economia compartilhada

Jefferson Sordi, Maira Petrini, Claudio Hofmann Sampaio

Resumo


Objetivo: Discutir sobre as dimensões da economia compartilhada e como suas representações mentais influenciam o gap entre atitude e comportamento, tendo como base os arquétipos da economia compartilhada.
Metodologia/abordagem: Teórica e Conceitual
Principais resultados: A partir da análise teórica, propõe-se um esquema conceitual demonstrando que as dimensões representadas de forma mais abstrata podem impactar mais intensamente a atitude do consumidor sobre a economia compartilhada. Outras três dimensões, estas mais concretas, tendem a influenciar o comportamento com mais intensidade. Especula-se, também, que o modelo de negócio da economia compartilhada também pode sofrer influências dos níveis de representação mental.
Contribuições teóricas/metodológicas: O artigo contribui à literatura ao sugerir que mecanismos psicológicos dos indivíduos possuem influência na participação na economia compartilhada. Ao propor que o gap pode ter intensidade variada pelo tipo de negócio, respaldado pelos arquétipos de Petrini et al. (2017), o artigo tenta expandir o modelo de Hamari et al. (2015) e trazer explicações alternativas para sua ocorrência.
Relevância/originalidade: Este é um dos primeiros trabalhos que utilizam os níveis de interpretação mental como possível explicação para o acesso à economia compartilhada. Além disso, percebeu-se que a literatura apresenta uma série de trabalhos dispostos a discutir os motivos de participar no consumo colaborativo. Entretanto, são poucas as abordagens desse fenômeno pelo viés da psicologia, através da Construal Level Theory.

Palavras-chave


: Economia compartilhada; Consumo Colaborativo; Construal Level Theory;

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21714/2019_v9i142078



TPA está presente nos seguintes Diretórios e Indexadores:

DIRETÓRIOS:

INDEXADORES:

REDIB
SPELL



TPA recomenda a leitura de:

Manual de Boas Práticas da Publicação Científica - ANPAD



Instituições de referência para a TPA:



Contato: tpa@ccsa.ufpb.br

TPA - Teoria e Prática em Administração

Licença Creative Commons
Os trabalhos publicados na Teoria e Prática em Administração (TPA) estão licenciados com uma
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.



Projeto e direitos: Mariana Cantisani | Ronei Oliveira | Carlo Bellini