QUIET LUXURY NO TIKTOK:
O SIGNIFICADO SOCIAL E CULTURAL DE PARECER RICO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2025.n19.69458Resumo
Este trabalho analisa o consumo sob uma perspectiva antropológica, a partir das manifestações relacionadas ao termo quiet luxury na rede social TikTok. Valendo-se de uma etnografia em ambiente virtual, o objetivo geral do estudo é compreender como o quiet luxury é construído e disseminado no TikTok. Para isso, foram empregados procedimentos de observação e “perambulação” em contextos digitais, além do acompanhamento de alguns mediadores. Os objetivos específicos incluem: (1) compreender o quiet luxury como uma categoria de análise de consumo; (2) realizar uma observação e uma “perambulação” dentro dos contextos relacionados ao quiet luxury, especialmente no TikTok; e (3) refletir sobre o quiet luxury a partir das perspectivas da antropologia do consumo. Os resultados informam que o conceito desenvolvido foi divulgado nos últimos cinco anos em todo o mundo e que o quiet luxury manifesta um paradoxo cultural baseado na significação da aparência, já que tenta ultrapassar as questões de classe e poder ao propor materializar um visual que tem como principal objetivo “parecer rico” através de procedimentos de imitação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).






