A imagem sinóptica: a tese modal Kant-Sellars e seu papel na unificação das imagens manifesta e científica

Autores

  • Henri São Paulo Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v12i2.71535

Palavras-chave:

Immanuel Kant, Wilfrid Sellars, Transcendental, Racionalidade

Resumo

Busco apresentar, de forma sintetizada e simplificada, o que o filósofo estadunidense Robert Brandom chamou de “tese modal Kant-Sellars”, e proponho explorar suas consequências para a formulação de uma imagem sintetizada das imagens manifesta e científica da pessoa-no-mundo. Interpreto a tese modal Kant-Sellars como uma tese acerca da constituição da racionalidade humana como implicando a inserção do sujeito racional em um espaço das razões normativo e inferencialmente articulado. Esta tese, por sua vez, implica a unificação dos vocabulários descritivos e normativos em uma única imagem, o que justifica o projeto de unificação das imagens da pessoa-no-mundo de Wilfrid Sellars segundo uma metodologia transcendental explicitamente kantiana.

 

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Biografia do Autor

Henri São Paulo, Universidade Federal da Bahia

Doutorando e Mestre em filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Bahia

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Arquivos adicionais

Publicado

2025-08-19

Como Citar

São Paulo, H. (2025). A imagem sinóptica: a tese modal Kant-Sellars e seu papel na unificação das imagens manifesta e científica. Aufklärung: Journal of Philosophy, 12(2), p.93–106. https://doi.org/10.18012/arf.v12i2.71535

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