A psicologia do Flow e a teoria estética de Nicolai Hartmann em diálogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v12i2.72944

Palavras-chave:

Artes, Criatividade, Flow, Csikszentmihalyi, Hartmann

Resumo

Na teoria estética do filósofo germano-báltico Nicolai Hartmann (1882-1950), o foco no ato criativo é criticado por se deter no aspecto menos compreensível do campo da estética. Ao invés disso, Hartmann propõe a dedicação a tarefas como a análise da estrutura da obra de arte. A psicologia do flow, por sua vez, surgiu a partir dos questionamentos do psicólogo húngaro-americano Mihaly Csikszentmihalyi (1934-2021) sobre artistas plásticos, como pintores, desenhistas e escultores. A teoria do estado de fluxo investiga, entre outros processos, o ato criativo nas artes e na ciência, apontando para possíveis aplicações em outros campos da vida, como o convívio familiar. Nossa hipótese de trabalho é que a psicologia do flow, além de possibilitar uma refutação de concepções estéticas contrárias à teorização sobre o ato criativo, também pode ampliar o alcance da filosofia, no que diz respeito a temas como os valores e o plano de fundo da obra de arte.

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Biografia do Autor

Daniel Rodrigues da Costa, Universidade de São Paulo

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2023). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019). Membro do Seminário Permanente de Filosofia Antiga e Medieval (SPFAM) e do Núcleo de Estudos Antigos e Medievais (NEAM) da UFMG. Membro do Centro de Estudos de Filosofia Patrística e Medieval de São Paulo (CEPAME), e do Grupo de Estudos de Latim Medieval (GELM) da USP. Membro da Associação Brasileira de Filosofia da Religião (ABFR). Possui experiência em Filosofia Antiga e Medieval, Filosofia da religião, Metafísica e Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: compatibilismo, determinismo, liberdade e livre-arbítrio, fundamentação da ética, relação entre filosofia e teologia, axiologia e sistemas éticos complexos, e áreas afins.

Gabriel Almeida Assumpção, PUC-Minas/UFSJ

Tutor à distância do Curso de Licenciatura em Filosofia, modalidade à distância, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) (Bolsista CAPES-UAB). Tradutor Freelance para a Editora Vozes e para a PAULUS Editora. Doutor (2020) e Mestre (2015) em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2019) e Bacharel em Psicologia pela UFMG (2010). Fiz uma pesquisa de Pós-doutorado em Filosofia na UFOP, com bolsa PDJ do CNPq e uma pesquisa de Pós-doutorado em Estudos Literários na UFMG. Trabalho com Friedrich W. J. Schelling (filosofia da natureza, gênio, mímesis, pintura, poesia); Friedrich von Hardenberg [Novalis] (contos de fada, filosofia da natureza, idealismo mágico, poesia transcendental), Vittorio Hösle (cinema, filosofia da técnica, humor, idealismo objetivo) e Mihaly Csikszentmihalyi (criatividade; escrita; estado de fluxo [flow]; filosofia da técnica). Sou autor da obra "Criação das artes plásticas e produtividade da natureza em Friedrich Schelling" (2022) e um dos organizadores da obra "O romantismo alemão e seu legado" (2023). Traduzi as seguintes obras filosóficas do alemão para o português: 'Sistema do idealismo transcendental' (1800) e 'Dedução geral do processo dinâmico' (1800), de Friedrich W. J. Schelling; 'O esboço geral: notas para uma enciclopédia romântica' (1798-99), de Novalis, 'Filosofia da crise ecológica' (1991), de Vittorio Hösle. Também traduzi, do inglês para o português, 'Estética: uma breve introdução' (2019), de Bence Nanay

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Arquivos adicionais

Publicado

2025-08-19

Como Citar

Rodrigues da Costa, D., & Almeida Assumpção, G. (2025). A psicologia do Flow e a teoria estética de Nicolai Hartmann em diálogo. Aufklärung: Journal of Philosophy, 12(2), p.169–182. https://doi.org/10.18012/arf.v12i2.72944

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