A psicologia do Flow e a teoria estética de Nicolai Hartmann em diálogo
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.v12i2.72944Palavras-chave:
Artes, Criatividade, Flow, Csikszentmihalyi, HartmannResumo
Na teoria estética do filósofo germano-báltico Nicolai Hartmann (1882-1950), o foco no ato criativo é criticado por se deter no aspecto menos compreensível do campo da estética. Ao invés disso, Hartmann propõe a dedicação a tarefas como a análise da estrutura da obra de arte. A psicologia do flow, por sua vez, surgiu a partir dos questionamentos do psicólogo húngaro-americano Mihaly Csikszentmihalyi (1934-2021) sobre artistas plásticos, como pintores, desenhistas e escultores. A teoria do estado de fluxo investiga, entre outros processos, o ato criativo nas artes e na ciência, apontando para possíveis aplicações em outros campos da vida, como o convívio familiar. Nossa hipótese de trabalho é que a psicologia do flow, além de possibilitar uma refutação de concepções estéticas contrárias à teorização sobre o ato criativo, também pode ampliar o alcance da filosofia, no que diz respeito a temas como os valores e o plano de fundo da obra de arte.
Downloads
Referências
CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Creativity: Flow and The Psychology of Discovery and Invention. New York: Harper Collins Perennial Modern Classics: 2013.
CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Good Business. Leadership, Flow and the Making of Meaning. New York: Viking, 2003.
CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. The Evolving Self: a Psychology for the Third Millenium. New York: Harper Collins Perennial Modern Classics: 2018.
CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Creativity: Flow and The Psychology of Discovery and Invention. New York: Harper Collins Perennial Modern Classics: 2013.
ELWOOD, K.; HENRIKSEN, D.; MISHRA, P. Finding Meaning in Flow: A Conversation with Susan K. Perry on Writing Creatively. Tech Trends, 61, 212-217, 2024. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s11528-017-0181-5>. Acesso em: 24 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s11528-017-0181-5
GANG, Y.; ZHANG, B. A Study on the Impact of Dance Flow on Individual Creative Expression. Art and Society, 2, 5, 24-38, 2023. Disponível em: <https://www.paradigmpress.org/as/article/view/806>. Acesso em: 24 jan. 2024.
HABE, K.; BIASUTTI, M. Flow in Music Performance. From Theory to Educational Applications. Psychological Topics, 32, 1, 179-195, 2023. Disponível em: <https://hrcak.srce.hr/file/433494>. Acesso em: 24 jan. 2024
HARTMANN, Nicolai. Ästhetik. 2ª ed. Berlim: Walter de Gruyter & Co, 1966. Disponível em: <https://archive.org/details/asthetik0000hart/mode/2up>. Acesso em: 24 jan. 2024.
HARTMANN, Nicolai. Der Aufbau der realen Welt. Grundriss der allgemeinen Kategorienlehre. 3e Aufl. Berlin: Walter de Gruyter & Co, 1964. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110823844
HARTMANN, Nicolai. Einführung in die Philosophie. 6ª ed. Osnabrück: Verlag Buchhandlung Hanckel, 1949.
HARTMANN, Nicolai. Über die Stellung der ästhetischen Werte im Reich der Werte überhaupt. In: HARTMANN, N., Kleinere Schriften von Nicolai Hartmann. Band III: von Neukantismus zur Ontologie. Berlim: Walter de Gruyter & Co, 1958, 314-321. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110855203.314
KELLY, Eugene. Philosophy, aesthetic Experience, and the Liberal Arts. The Journal of Aesthetic Education, 17, 3, 5-17, 1983. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/3332405?origin=crossref>. Acesso em: 14 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.2307/3332405
POLI, R.; SCOGNAMIGLIO, C.; TREMBLAY, F (eds.). The Philosophy of Nicolai Hartmann. Berlim/Boston: Walter de Gruyter, 2011. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110254181
SILVA, D. R. S.; MATTHIAS, U. A. Autonomia apesar da dependência: a construção de uma antropologia dimensional no diálogo entre Frankl e Hartmann. Revista de Ciências HUMANAS, Florianópolis, 50, 2, 478-491, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/2178-4582.2016v50n2p478/33935>. Acesso em: 24 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.5007/2178-4582.2016v50n2p478
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.