A participação feminina na política brasileira: entre questões de gênero, entraves e desafios

Autores

  • Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Simone de Fátima Flach Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1887-8214.2025v39n1.72563

Palavras-chave:

Processo eleitoral, Participação Feminina, Questões de Gênero

Resumo

A partir da orientação do referencial materialista histórico e dialético, o artigo aqui apresentado tem por objetivo geral refletir, a partir da discussão de gênero, sobre a participação feminina na política brasileira e apontar possíveis entraves e desafios a serem enfrentados. O processo investigativo foi centrado em dados disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral – (TSE) sobre a participação de mulheres no processo eleitoral, cotejados com o referencial teórico indicado. Para a exposição, apresenta-se reflexão acerca da oposição entre os gêneros no modo de produção capitalista e da participação política feminina para a emancipação humana e, por fim, indicam-se desafios para a plena participação política das mulheres no Brasil. As análises indicam que a hegemonia do gênero masculino na representatividade política fragiliza o processo democrático e, consequentemente, interfere nos processos decisórios no país. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora/Pedagoga do Quadro Próprio do Magistério do estado do Paraná. Dedica-se às pesquisas sobre Juventude e Movimento Estudantil. Integrante do Grupo de Pesquisa Capital, Trabalho, Estado, Educação e Políticas Educacionais (GPCATE). Bolsista Pós-Doutorado Júnior Fundação Araucária.

Downloads

Publicado

2025-07-17

Como Citar

BOUTIN, Aldimara Catarina Brito Delabona; FLACH, Simone de Fátima. A participação feminina na política brasileira: entre questões de gênero, entraves e desafios . Revista Ártemis, [S. l.], v. 39, n. 1, p. 535–553, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.1887-8214.2025v39n1.72563. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/72563. Acesso em: 13 nov. 2025.