Afetos, sexualidades e ressignificações na(s) África(s) e no(s) Brasil(is): corpos queer of colour

Autores

  • Ineildes Calheiro dos Santos Servidora do ensino Básico de Feira de Santana-Ba. E membro/docente ( convidada) do Colegiado do CIADI - Centro Integrado de Atenção ao Desenvolvimento Infantil - da UNILAB/CE https://orcid.org/0000-0003-0420-5495

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1887-8214.2025v39n1.72676

Palavras-chave:

Afetos, Sexualidades, África/Brasil, Tradição/modernidade, Ressignificações

Resumo

Considerando as complexidades nas formas de vida do continente africano, esse estudo tem por finalidade refletir a respeito das diferentes formas de afetos e sexualidades ressignificadas em alguns desses territórios, bem como suas tradições e modernidade, relações entre os gêneros e performances. A partir de pressupostos teórico-metodológicos, este trabalho pauta-se pela revisão de literatura focando estudos africanos que trazem perspectivas da modernidade em meio a violências de gênero e as ideias de harmonia entre os sexos, sexualidades e afetos, recorrendo a revisão bibliográfica específica e fazendo um contraponto com reflexões do Brasil. Nesse contexto, a poligamia, o casamento, o matriarcado e o papel de gênero são tomados como fenômenos que convivem com a negação das sexualidades homoafetivas e de como estas são invisibilizadas. Nos resultados: “na África não tem destas coisas!”, são vozes que proclamam a heteronormatividade como única possibilidade da relação de afetos no continente, ressignificando a tradição no trato com sexualidades e afetos em territórios africanos. É possível definir o continente africano como desprovido de (homo)sexualidades? É possível estabelecer homogeneidades em suas diferentes culturas e povos?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ineildes Calheiro dos Santos, Servidora do ensino Básico de Feira de Santana-Ba. E membro/docente ( convidada) do Colegiado do CIADI - Centro Integrado de Atenção ao Desenvolvimento Infantil - da UNILAB/CE

Pesquisadora em temas de interseccionalidades, genêro e feminismos negros e africanos; raça e sexualidades negras; cultura, corporalidades e esportes; futebol; arbitragem e funções de poder; divisão sexual e racial do trabalho masculinizado; corporalidades e queer/LGBTQIA+ negrx e africanas.

Licenciada em Educação Física. Mestra em Pós-Crítica. Doutora em Difusão do Conhecimento/UFBA (DMMDC). Pós-doutora pela FUNCAP/CNPq/PDCTR-3, com pesquisa em corpos esportes e queer/gênero na África, desenvolvida na UNILAB/CE - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (2022-2024). Realizada com bolsa e auxílio à pesquisa /PDCTR - Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional –– Vertente/ Interiorização.

Bolsa e auxílio FUNCAP - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Bolsa/CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Instituição atual

Rede de Ensino Municipal/Feira de Santana/Ba.  Docente do Ensino Básico e  Membro de Colegiado do CIADI - Centro Integrado de Atenção ao Desenvolvimento Infantil - da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB/CE).

 

Downloads

Publicado

2025-07-17

Como Citar

CALHEIRO DOS SANTOS, Ineildes. Afetos, sexualidades e ressignificações na(s) África(s) e no(s) Brasil(is): corpos queer of colour. Revista Ártemis, [S. l.], v. 39, n. 1, p. 503–519, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.1887-8214.2025v39n1.72676. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/72676. Acesso em: 13 nov. 2025.