Entre o ideal e a realidade

estudo de caso acerca da subutilização de bibliotecas escolares e seus impactos no desempenho educacional

Autores

  • Saymon da Silva Siqueira Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, saymon.silva2010@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-3557-0682

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2025v21n3.72881

Resumo

As bibliotecas escolares desempenham um papel crucial no desenvolvimento educacional, mas sua subutilização compromete seu potencial pedagógico, especialmente em escolas públicas. Este estudo analisa os desafios da gestão de bibliotecas escolares, com destaque para a E.E. Dr. Pompílio Mercadante, no Estado de São Paulo. A partir de uma análise documental e um estudo de caso, são investigados fatores como falta de infraestrutura adequada, ausência de bibliotecários qualificados e uso indevido desses espaços. Os resultados indicam que a desconexão entre as normativas educacionais e a prática cotidiana limita o impacto das bibliotecas no aprendizado dos estudantes. A pesquisa propõe estratégias para revitalizar as bibliotecas, incluindo a formação de professores articuladores e a integração ao currículo escolar. Conclui-se que uma gestão eficiente desses espaços pode contribuir significativamente para a melhoria do desempenho acadêmico e a promoção de uma educação mais inclusiva e equitativa.

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Biografia do Autor

Saymon da Silva Siqueira, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, saymon.silva2010@gmail.com

Doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com pesquisa em História Medieval Ibérica no grupo de pesquisa "Península Ibérica: da Antiguidade Tardia à Reconquista". Possui Mestrado em História Ibérica pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e especialização em Metodologias do Ensino de História pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP). Graduado em História pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Foi bolsista do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP), bolsista CNPq do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PIBID). Possui experiência como professor de Ensino Fundamental e Médio pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

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Publicado

2025-10-04

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA