Entre o ideal e a realidade
estudo de caso acerca da subutilização de bibliotecas escolares e seus impactos no desempenho educacional
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2025v21n3.72881Resumo
As bibliotecas escolares desempenham um papel crucial no desenvolvimento educacional, mas sua subutilização compromete seu potencial pedagógico, especialmente em escolas públicas. Este estudo analisa os desafios da gestão de bibliotecas escolares, com destaque para a E.E. Dr. Pompílio Mercadante, no Estado de São Paulo. A partir de uma análise documental e um estudo de caso, são investigados fatores como falta de infraestrutura adequada, ausência de bibliotecários qualificados e uso indevido desses espaços. Os resultados indicam que a desconexão entre as normativas educacionais e a prática cotidiana limita o impacto das bibliotecas no aprendizado dos estudantes. A pesquisa propõe estratégias para revitalizar as bibliotecas, incluindo a formação de professores articuladores e a integração ao currículo escolar. Conclui-se que uma gestão eficiente desses espaços pode contribuir significativamente para a melhoria do desempenho acadêmico e a promoção de uma educação mais inclusiva e equitativa.






