A competência crítica em informação na web para o combate à fake news
uma perspectiva didático-pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2025v21n3.75047Resumo
O artigo relata e analisa a aplicação do Projeto de Ação na Escola (PAE), desenvolvido no âmbito do curso de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação da Universidade Federal do Rio Grande. O objetivo central da iniciativa foi fomentar o desenvolvimento da competência crítica em informação na web, com base em uma metodologia construtivista apoiada por recursos tecnológicos. A atividade foi realizada com 20 estudantes do ensino médio, na biblioteca de uma escola pública no interior do RS, articulando plataformas digitais como Google Classroom, Kahoot e Canva, além de dispositivos como computadores e smartphones. A proposta pedagógica, organizada na forma de Unidade de Aprendizagem, possibilitou a construção dialógica do conhecimento e o estímulo à análise crítica das informações veiculadas na internet. Os dados obtidos, por meio de questionários, atividades gamificadas e observações, revelaram dificuldades iniciais dos alunos em distinguir informações verídicas de fake news. Contudo, após a aplicação do projeto, observou-se significativo aprimoramento na capacidade de checagem e avaliação crítica de conteúdos, com 80% dos participantes declarando ter desenvolvido sua competência crítica em informação. Os resultados indicam que a metodologia adotada contribuiu para o engajamento, a autonomia e o protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem. As conclusões reforçam o papel das bibliotecas como espaços formativos e a importância de metodologias ativas aliadas às tecnologias digitais para o enfrentamento da desinformação e a promoção de uma cultura informacional crítica.






