A competência crítica em informação na web para o combate à fake news

uma perspectiva didático-pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2025v21n3.75047

Resumo

O artigo relata e analisa a aplicação do Projeto de Ação na Escola (PAE), desenvolvido no âmbito do curso de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação da Universidade Federal do Rio Grande. O objetivo central da iniciativa foi fomentar o desenvolvimento da competência crítica em informação na web, com base em uma metodologia construtivista apoiada por recursos tecnológicos. A atividade foi realizada com 20 estudantes do ensino médio, na biblioteca de uma escola pública no interior do RS, articulando plataformas digitais como Google Classroom, Kahoot e Canva, além de dispositivos como computadores e smartphones. A proposta pedagógica, organizada na forma de Unidade de Aprendizagem, possibilitou a construção dialógica do conhecimento e o estímulo à análise crítica das informações veiculadas na internet. Os dados obtidos, por meio de questionários, atividades gamificadas e observações, revelaram dificuldades iniciais dos alunos em distinguir informações verídicas de fake news. Contudo, após a aplicação do projeto, observou-se significativo aprimoramento na capacidade de checagem e avaliação crítica de conteúdos, com 80% dos participantes declarando ter desenvolvido sua competência crítica em informação. Os resultados indicam que a metodologia adotada contribuiu para o engajamento, a autonomia e o protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem. As conclusões reforçam o papel das bibliotecas como espaços formativos e a importância de metodologias ativas aliadas às tecnologias digitais para o enfrentamento da desinformação e a promoção de uma cultura informacional crítica.

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Biografia do Autor

Vanessa Levati Biff, Instituto Federal Sul-rio-grandense: Sapucaia do Sul, RS, BR

Doutoranda em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale. Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade de Caxias do Sul. Bibliotecária-documentalista no Instituto Federal Sul-rio-grandense - campus Sapucaia do Sul. 

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Publicado

2025-10-04

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA