Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O(s) autor(es) do texto deve(m) ter a condição acadêmica mínima de mestrando. Neste caso, só poderá ser apresentada uma submissão em coautoria com seu orientador.
  • Para mestres, doutorandos e doutores pode ser apresentado um texto com autoria individual.
  • Em caso de autoria coletiva, só serão aceitos até 3 (três) coautores em um texto submetido. Todos os coautores devem ser indicados no momento da submissão.
  • O texto submetido está redigido em um dos idiomas aceitos por Benjaminiana: português, espanhol, inglês, alemão e, eventualmente, francês.
  • Em caso de artigo, o texto deve ser inédito no idioma escolhido pelo(s) autor(es) para a submissão e ter entre 10.000 e 15.000 palavras, incluindo resumos, palavras chave, tabelas, quadros, legendas de imagens e notas de rodapé.
  • Em caso de resenha, o texto deve ser inédito no idioma escolhido pelo(s) autor(es) para a submissão, além de tratar de uma obra publicada no Brasil ou no exterior nos últimos 3 (três) anos e ter entre 4.000 e 6.000 palavras, incluindo tabelas, quadros, legendas de imagens e notas de rodapé.
  • Em caso de entrevista, o texto deve ser inédito no idioma escolhido pelo(s) autor(es) para a submissão e ter entre 10.000 e 15.000 palavras, incluindo tabelas, quadros, legendas de imagens e notas de rodapé.
  • Nos textos em português, devem ser fornecidos 2 (dois) resumos, sendo um em português e o outro em inglês, com extensão de 200 a 250 palavras cada, acrescidos de 3 (três) a 5 (cinco) palavras chave, nos mesmos idiomas dos resumos. Para os demais idiomas aceitos, deve ser apresentado um resumo no idioma original do texto submetido e outro em português (não se aplica a resenhas e entrevistas).
  • O texto deve conter, OBRIGATORIAMENTE, seções que correspondam à ‘Introdução’ e às ‘Considerações Finais’, podendo elas estarem tituladas com expressões de sentido semelhante, de acordo com o estilo pessoal de escrita do(s) autor(es).
  • Tabelas e/ou quadros devem ser inseridos no texto com caracteres legíveis, numerados sequencialmente em romanos, além de serem citados/comentados no corpo do texto, preferencialmente próximo a esse trecho, além de apresentar, imediatamente abaixo, de forma centralizada, a indicação da fonte de onde foram retiradas as informações. Para exemplos de inserção de tabelas e quadros, clique aqui.
  • Imagens e/ou elementos gráficos devem ser apresentados no interior do texto, em formato JPG ou PNG, em alta resolução (mínimo de 300 dpi), numerados e acompanhados de respectivas legendas. A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho que a ela se refere. Para exemplos de inserção de ilustrações e legendas, clique aqui.
  • Quando for pertinente, os artigos devem trazer uma nota de rodapé apensada ao título, explicitando o financiamento recebido pela pesquisa que originou o texto, devendo ser informados tanto a agência/ instituição financiadora como também o número do processo de concessão do fomento. Essa nota pode ser incluída quando da aprovação do texto para publicação, a fim de não prejudicar o processo de dupla avaliação cega por pares. Para submissão, basta acrescentar uma nota com o texto “Trabalho resultante de financiamento de pesquisa”, que após o processo de avaliação deve ser substituído pelas informações completas por parte do(s) autor(es).
  • Todas as menções que permitam indicar a autoria da submissão, direta ou indiretamente, devem ser removidas do corpo do texto e das propriedades do arquivo submetido no sistema OJS/SEER.
  • O texto deve ser submetido em um arquivo de texto em formato Word, em sua versão mais recente (extensão docx);
  • As citações com menos de 3 (três) linhas devem ser incorporadas, entre aspas, diretamente no texto, e aquelas que excedam esse limite devem ser destacadas com recuo de 4cm à esquerda, sem aspas.
  • Todas as citações devem ser referenciadas em nota de rodapé. Benjaminiana não publica bibliografia ou outro tipo de referências ao final do artigo, resenha ou entrevista.
  • As citações em língua estrangeira devem ser devidamente traduzidas para o idioma do texto submetido.
  • O uso de itálico deverá se limitar aos estrangeirismos e aos títulos de obras; não deverá ser utilizado negrito no texto (excetuando-se títulos e subtítulos) e tampouco nas notas; o sublinhado deve ser evitado, exceto em endereços da internet (URL).
  • Os subtítulos NÃO devem ser numerados.
  • Deverá ser observado um prazo de 2 (dois) anos entre as submissões de um mesmo autor, caso seu manuscrito anterior tenha sido aceito e publicado.
  • Cada autor deverá informar, no ato da submissão, sua titulação, sua função atual, a Instituição e/ou Departamento a que está vinculado, seu e-mail de contato (preferencialmente institucional), e seu ORCID (Open Researcher and Contributor ID).

Diretrizes para Autores

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesse uma conta existente ou Registre uma nova conta.

Formatação

Os textos devem ser formatados da seguinte maneira:

Corpo do texto, títulos, subtítulos, resumo, palavras chave, etc:

  • seguir o template disponível aqui.
  • utilizar, na notação das citações, a ABNT NBR 10520 [jul. 2023].
  • utilizar, na notação das referências, a ABNT NBR 6023 [nov. 2018].
  • se o idioma original do texto não for o inglês ou o português, os títulos nesses dois idiomas devem ser fornecidos, obrigatoriamente.
  • Os resumos e palavras chave devem ser indicados, obrigatoriamente, em português e inglês; e, caso o texto não seja redigido em um desses dois idiomas, também será necessária a inclusão do resumo e das palavras chave no idioma original;
  • em seguida ao resumo e palavras-chave no idioma original, devem vir o resumo em inglês (ABSTRACT) e as palavras chave (KEYWORDS), com a mesma formatação. Se o artigo for redigido em língua inglesa, o resumo e palavras chave em português devem vir nesse lugar, no mesmo formato;
  • se o idioma original não for o inglês ou o português, os resumos e palavras-chave nesses dois idiomas devem ser fornecidos, obrigatoriamente. No caso, a ordem de apresentação será: idioma original, português e inglês.

Redação científica

A redação de textos submetidos deve ser objetiva e científica. Os autores devem respeitar a norma culta do idioma em que o texto for redigido, prezando pela clareza, coesão e coerência do conteúdo submetido.

Uso de dados, citações e referências

Textos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita.

Na redação de textos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados.

Os textos submetidos a todas as seções da revista devem apresentar, apenas em nota de rodapé, todas as referências bibliográficas e de outros tipos utilizadas em sua elaboração. Dessa forma, a ausência de referências implica na rejeição da submissão na avaliação preliminar do texto submetido.

A revista aceita um índice máximo de 5% de autocitações.

Artigos

Política padrão de seção

Resenhas

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.