Narrar com o outro

o método da 'leitura de capítulo' de Daniela Arbex como comunicação-vínculo no jornalismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2025v24n.72982

Palavras-chave:

Reportagem Jornalística, Código, Vínculo, Alteridade, Leitura de capítulo

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o método de trabalho da jornalista Daniela Arbex denominado “leitura de capítulo”. Por meio de entrevista semiestruturada com a autora, com um de seus personagens e de material em vídeo cedido para este estudo, investigamos o compartilhamento da escrita com os entrevistados enquanto caminho para a construção de narrativas que consideram a alteridade como capacidade de reconhecer e respeitar a singularidade do Outro. A análise articula-se com a noção de codificação/decodificação (Hall, 2003), e observa de que forma o diálogo entre repórter e personagem é capaz de ressignificar sentidos a partir da escuta ativa. Observamos, ainda, como essa prática pode contribuir para estreitar vínculos no jornalismo em tempos de midiatização (Sodré, 2014; Ferrara, 2018; Quiroga, 2020). Parte dos resultados indica que a técnica favorece representações mais verossímeis, fornecendo pistas de como evitar a reprodução de violências simbólicas contra sujeitos vulnerabilizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Gould, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda e Mestre em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense. Autora de trabalho vencedor do Prêmio Adelmo Genro Filho 2021 (Categoria Mestrado). Autora de A “arte de sujar os sapatos” com a grande reportagem social (Appris, 2022).

Renata Rezende Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

Professora do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano e do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Comunicação e pós-doutorado na Université Paris V - Sorbonne, França. 

Referências

ARBEX, D. Entrevista concedida a Guold Luiza. Juiz de Fora (MG), 4 set. 2023.

FERRARA, L. D. As semioses da midiatização. In: FERREIRA, J. et. al (Org.). Entre o que se diz e o que se pensa: Onde está a midiatização? Santa Maria: FACOS-UFSM, 2018.

HALL, S. Codificação/decodificação. In: HALL, S. Da diáspora: Identidades, e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. p. 387-404.

KRZNARIC, R. O poder da empatia. A arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.

LEITURA Capítulos Santa Maria. Vídeo não publicado cedido a esta pesquisa (5min46)

LÉVINAS, E. Totalité et Infini. The Hague: Martinus Nijhoff, 1974.

LIMA, E. P. Páginas Ampliadas: o livro-reportagem como extensão do jornalismo e da literatura. São Paulo: Manole, 2008.

MARTÍN-BARBERO, J. Introdução. Guadalajara, México, jan. 2001. In: MARTÍN-BARBERO, J. Ofício de Cartógrafo: travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Edições Loyola, 2004, p. 9-41.

MORAES, F. A pauta é uma arma de combate: subjetividade, prática reflexiva e posicionamento para superar um jornalismo que desumaniza. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2022.

PAIVA, R.; SODRÉ, M. A rua e a rede como novas mediações. In: FELIX, C. B.; BEDRAN, L.; SALDANHA, P. (Orgs.). Mídia e midiatização do cotidiano: políticas, subjetividades e produção de sentidos no contemporâneo. Rio de Janeiro: Garamond, 2022, p. 259-274.

QUIROGA, T. Midiatização e virtualidade nas ciências humanas: uma encruzilhada anunciada. In: FERREIRA, J. et al. (Orgs.). Midiatização, polarização e intolerância (entre ambientes, meios e circulações). Santa Maria: FACOS – UFMS, 2020, p. 53-76.

RICOEUR, Paul. O si-mesmo como outro. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2014.

SERELLE, M. A personagem no jornalismo narrativo: empatia e ética. In: Revista Mídia e Cotidiano: revista do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano da UFF, Niterói (RJ), v. 14, n. 2, p. 44-62, maio-ago. 2020.

SIQUEIRA, J. B. Entrevista concedida a Guold Luiza. Belo Horizonte (MG), 6 set. 2023.

SODRÉ, M. A ciência do comum: notas para o método comunicacional. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2014.

TRAQUINA, N. Teorias do jornalismo volume I: porque as notícias são como são. 2. ed. Florianópolis: Insular, 2005.

Downloads

Publicado

2025-09-24

Como Citar

GOULD, Luiza; REZENDE RIBEIRO, Renata. Narrar com o outro : o método da ’leitura de capítulo’ de Daniela Arbex como comunicação-vínculo no jornalismo. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 24, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.2763-9398.2025v24n.72982. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/72982. Acesso em: 13 nov. 2025.