Supergays
a representação dos super-heróis gays nas histórias em quadrinhos
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2025v24n.73027Palavras-chave:
Super-heróis, Quadrinhos, Gays, Identidade, RepresentaçãoResumo
Este artigo desenvolve, através de uma análise de conteúdo, uma pesquisa sobre os super-heróis gays apresentados no livro SuperGays, de Guilherme Smee. Um breve panorama sobre personagens e super-heróis gays nos quadrinhos é apresentado. Em seguida traz um aporte teórico sobre representação e representatividade na mídia, levando em conta como personagens fictícios como os super-heróis acabam influenciando, através de uma determinada intencionalidade, na naturalização e na desnaturalização das identidades e das sexualidades. Na parte de análise, são descritas as principais iterações desses personagens que acabam por coadunar com outras posições identitárias de privilégio. Conclui-se, apesar disso, que a ascensão de personagens gays da invisibilidade para a evidência contribuem para a quebra de estigmas, mas que muitas vezes essas iniciativas podem ser desenvolvidas por motivos de tokenização.
Downloads
Referências
Alcântara, Edson Petrônio de. Memórias do masculino: a construção da masculinidade pela identificação. Dissertação (Mestrado em Memória Social). Programa de pós-graduação em Estudos Interdisciplinares em Memória Social, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2012.
Agostinho, Elbert de Oliveira. Negritude, poderes e heroísmos: estudos sobre representações e imaginários nas histórias em quadrinhos. Duque de Caxias, RJ: Editora Conexão 7, 2021.
Applegate, David. Coming out in comic strips. In: MSBC. Publicado em 3 de fev. de 2009. Disponível em: http://cagle.msnbc.com/hogan/features/out/out.asp Acesso em 10 de jan. de 2025.
Bahlman, Andrew R. The mythology of superheroes. Jefferson, CN: McFarland and Company, 2016.
Bardin, Lawrence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
Beiras, Adriano; Lodetti, Alex Simon; Grimm Cabra, Arthur; Raimundo, Pablo; Filgueiras Toneli, Maria Juracy. Gênero e super-heróis: o traçado do corpo masculino pela norma. In: Psicologia & Sociedade, v. 19, n. 3, 2007, pp. 62-67. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-71822007000300010 Acesso em: 24 jul. 2025.
Collins, Patricia Hill. Black feminist thought: knowledge, consciousness, and the politics of empowerment. Nova York: Routledge, 2008.
Connell, Raewyn. Masculinities. Second Edition. Cambridge: Polity Press, 2005.
Curtis, Neal. Sovereignty and superheroes. Manchester: Manchester University Press, 2016.
Dill, Karen E. How fantasy becomes reality: seeing through media influence. Nova York: Oxford University Press, 2009.
Gonzatti, Christian. Pode um LGBTQIA+ ser super-herói no Brasil? São Paulo: Editora Devires, 2022.
Haggerty George E. Encyclopedia of gay histories and cultures. Londres, Taylor & Francis, 2000.
Hall, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Editora EdiPUC-Rio, 2016.
Jardim, Eduardo. A doença e o tempo: AIDS, uma história de todos nós. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
Lotman, Iuri. Universe of the mind: a semiotic theory of culture. Londres: Tauris, 1990.
Miorando, Guilherme Sfredo. Sexualidades e identidades em um relato de si em quadrinhos: uma análise de Fun Home - Uma tragicomédia em família, de Alison Bechdel. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais, Universidade LaSalle. Canoas, RS, p. 198, 2019.
Miorando Guilherme Sfredo; Marino, Daniela dos Santos Domingues. A bandeira dos Estados Unidos sobre a cultura brasileira: Yara Flor, a Mulher-Maravilha brasileira e questões de representação cultural. Revista Brasileira de Estudos da Homocultura, [S. l.], v. 7, n. 22, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/15463. Acesso em: 13 jan. 2025.
Miskolci, Richard. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica, 2023.
Oliveira, Selma Regina de. Mulher ao quadrado: as representações femininas nos quadrinhos norte-americanos: permanências e ressonâncias. Brasília: Editora UnB, 2007.
Short, T.L. Semeiosis and intentionality. In: Transactions Charles S. Peirce Society, v. 17, n.3, 1981, pp.197–223. JSTOR, http://www.jstor.org/stable/40319923. Acesso em: 1 Maio 2023.
Smee, Guilherme. SuperGays: mais de 180 super-heróis fora do armário. Nova Iguaçu, RJ: Marsupial Books, 2024.
Sodré, Muniz. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2013.
Viana, Nildo. Naturalização e desnaturalização: o dilema da negação prático-crítica. In: Revista Espaço Livre. v. 8 , n. 15, jan-jun, 2013, p. 72-81.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Guilherme Sfredo Miorando

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).




