Ritualidad (neo)ancestral y comunicación biopoética
propuesta epistémica desde el trabajo de campo
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2025v24n.73245Palavras-chave:
Comunicação biopoética e relato, Ritual (neo)ancestral, Xamanismo e neo-xamanismo, Resistência e re-existência, Saúde e curaResumo
A ritualidade (neo)ancestral é um fenômeno dinâmico e heterogêneo, enraizado nas práticas xamânicas tradicionais e re-produzido em contextos de expansão global. Baseado num estudo etnográfico multisituado, sensorial e narrativo na Colômbia e no Brasil, propomos um percurso epistêmico que dinamiza os interstícios entre teoria, práxis e criação, ao mesmo tempo que recupera o valor da comunicação como uma ação comum que gera tecido social, do qual o pesquisador participa. Nossa tesse é que os rituais são cenários de abertura para outros mundos, gerando uma produção de significado com suporte na estrutura poética do relato. A comunicação biopoética emerge aí como uma práxis criativa que ressignifica a vida em chave de re-existência, desafiando o senso comum capitalista a partir de práticas de cuidado coletivo. Ao conectar o sagrado e o transcendente com o simbólico e o festivo, a ritualidade é um campo fértil para restaurar o significado da vida além do utilitarismo. O estudo dialoga com a episteme comunicacional latino-americana e com as teorias sobre xamanismo, a autopoiese e o gito ontológico na antropologia, desde uma proposta que é reconfigurada no trabalho de campo.Downloads
Referências
ALBÁN ACHINTE, Adolfo; ROSERO, José R. Colonialidad de la naturaleza: ¿imposición tecnológica y usurpación epistémica? Interculturalidad, desarrollo y re-existencia. Nómadas, n. 45, p. 27-41, out. 2016.
APARICIO MENA, Alfonso. La medicina tradicional como medicina ecocultural. Gazeta de Antropología, n. 21, mayo de 2005.
BELTRÁN, Luis Ramiro. Adiós a Aristóteles: la comunicación horizontal. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, n. 7, p. 12-36, 1979. Reimpreso en 2007
BORGES, Jorge Luis. El Aleph. 37. ed. Buenos Aires: Emecé, 1982.
CAICEDO, Alhena. Debates sobre el poder y los nuevos usos del yajé. YouTube, 26 mayo 2020. Duración: 17 min 50 s. Disponible en: https://www.youtube.com/watch?v=JuSagfc3Jhc. Acceso en: 18 out. 2024.
_______. La alteridad radical que cura. Neochamanismos yajeceros en Colombia. Bogotá: Universidad de los Andes, Ediciones Uniandes, 2015.
_______. Nuevos chamanismos Nueva Era. Universitas Humanística, v. 68, n. 1, p. 15-32, jul.-dic. 2009.
CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. Prólogo. Giro decolonial, teoría crítica y pensamiento heterárquico. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. (eds.). El Giro Decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007, pp. 9-23.
DESCOLA, Philippe. Más allá de naturaleza y cultura. Trad. Horacio Pons. Madrid: Amorrortu Editores, 2012
DUQUE ACOSTA, Carlos Andrés. De la naturaleza a la madre tierra: buenos vivires, ampliación ontológico-política y transmodernidad. Cali: Universidad Icesi; Popayán: Editorial Universidad del Cauca, 2023.
FRIEDEMANN, Nina S. de. De la tradición oral a la etnoliteratura. Oralidad, v. 10, p. 19-27, 1999.
GALLARDO VERGARA, René; ARRIAGADA BURGOS, Catalina. Espiritualidad y neoliberalismo: Self en participantes chilenos de la Nueva Era. Psicologia USP, São Paulo, v. 33, 2022.
GOTO, Tommy Akira; RIBEIRO, Thaíke Augusto Narciso. Experiência religiosa e saúde: uma análise fenomenológico-empírico das práticas meditativas neo-xamânicas. Revista Simbio-logias, v. 13, n. 10, p. 08-33, 2018.
GOW, Peter. River people: shamanism and history in Western Amazonia. In: THOMAS, Nicholas; HUMPHREY, Caroline (eds.). Shamanism, history, and the state. Ann Arbor: University of Michigan Press, 1994. p. 90-113.
HAN, Byung-Chul. La desaparición de los rituales: una topología del presente. Traducción de Alberto Ciria. 1. ed. Barcelona: Herder, 2020.
HAN, Byung-Chul. El espíritu de la esperanza. Traducción de Alberto Ciria. 1. ed. Barcelona: Herder, 2024.
KAPLÚN, Mario. El comunicador popular. Quito: CIESPAL, 1985.
LABATE, Beatriz Caiuby. A reinvenção do uso da ayahuasca nos centros urbanos. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
LABATE, Beatriz Caiuby.; ARAÚJO, Wladimir S. (orgs.). O uso ritual da ayahuasca. Campinas, SP: FAPESP/Mercado de Letras, 2002.
LANGDON, Esther Jean. New Perspectives of Shamanism in Brazil: Shamanisms and Neo-Shamanisms as Dialogical Categories. Civilisations, v. 61, n. 2, p. 19-35, 2013.
LATOUR, Bruno. Nunca fuimos modernos: ensayo de antropología simétrica. 1. ed. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, 2007.
LIMA, Vinícius Maurício de; MARINHO, Maria Gabriela Silva Martins da Cunha. Relatos de exploradores e viajantes e primeiras pesquisas científicas com a ayahuasca, 1850-1950, no debate atual sobre o "renascimento psicodélico". História, Ciências, Saúde - Manguinhos, v. 30, 2023.
LÓPEZ-PAVILLARD, Santiago. Chamanes, ayahuasca y sanación. Madrid: Editorial CSIC, Consejo Superior de Investigaciones Científicas, 2018.
LUNA, Luis Eduardo. Mitos y verdades del ayahuasca: sesiones, dieta, integración y riesgos (entrevista). YouTube, 6 septiembre 2021. Duración: 1 h 45 min 53 s. Disponible en: https://www.youtube.com/watch?v=eIk2ztSc8xI. Acceso en: 4 nov. 2024.
MAGNANI, José Guilherme Cantor. O xamanismo urbano e a religiosidade contemporânea. Religião & Sociedade, v. 20, n. 2, p. 113-140, 1999.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. De los medios a las mediaciones: comunicación, cultura y hegemonía. Barcelona: Gustavo Gili, 1987.
_______. De la filosofía a la comunicación (entrevista). Revista Comunicación, Caracas, v. 18, n. 82, pp. 70-72, abr./jun., 1993.
MARTINS, L. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Letras, [S. l.], n. 26, p. 63–81, 2003. DOI: 10.5902/2176148511881.
MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. De máquinas y seres vivos: autopoiesis, la organización de lo vivo. Santiago de Chile: Editorial Universitaria, 1994.
MERCADO MILLÁN, Danilo José. El legado revolucionario de la contracultura en América Latina. Algunas provocaciones para pensar la re-existencia. In: MERCADO MILLÁN, Danilo José (ed.). Resistencias y re-existencias latinoamericanas. Diálogos críticos con la teoría y la práctica emancipadoras. Bogotá: Ed. Sena, 2023, p. 111-136.
MUSALEM, Pedro. Drinking Yagé to Resist Capitalist Violence. Chacruna, 2017. Disponível em: https://chacruna.net/yage-resist-capitalist-violence/. Acesso em: 12 nov. 2024.
PASQUALI, Adolfo. Comunicación y cultura de masas. Caracas: Monte Ávila, 1977.
RONDEROS, Jorge. Neochamanismo urbano en Los Andes Colombianos: Aproximación a un caso: Manizales y el eje cafetero en Colombia. Novum, n. 26, p. 141-178, 2002.
ROSE, Isabel Santana. Jean Langdon: meio século de pesquisa sobre xamanismo e ayahuasca. Chacruna, 2021. Disponível em: https://chacruna-la.org/esther-jean-langdon-xamanismo-e-ayahuasca/#sdfootnote1anc. Acesso em: 12 nov. 2024.
SARRAZIN, Jean Paul. Espiritualidad y chamanismo: Rituales de ayahuasca bajo el giro subjetivo en Colombia. Latin American Research Review, Cambridge University Press, v. 57, n. 3, p. 646-661, 2022.
_______. New Age en Colombia y la búsqueda de la espiritualidad indígena. Revista Colombiana de Antropología, Bogotá, v. 48, n. 2, p. 139-162, 2012.
SHEPARD, Glenn H. J. A sensory ecology of medicinal plant therapy in two Amazonian societies. American Anthropologist, v. 106, n. 2, p. 252-266, 2004.
SODRÉ, Muniz. A ciência do comum: notas sobre o método comunicacional. 1ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
TAUSSIG, Michael. Chamanismo, colonialismo y el hombre salvaje: Un estudio sobre el terror y la curación. Bogotá: Editorial Norma, 2001.
TORRICO VILLANUEVA, Erick. La comunicación desde los enfoques latinoamericanos. Comunicación, [S. l.], n. 41, p. 11-21, 2019.
TURNER, Victor. El proceso ritual. Estructura y antiestructura. 2. ed. Madrid: Taurus, 1988.
VARELA, Francisco. La habilidad ética. Barcelona: Debate, 2002.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio. MANA, v. 2, n. 2, p. 115-144, 1996.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Danilo José Mercado Millán, Lilian Reichert Coelho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).




