O jogo da ficção no trabalho hospitaleiro das fotografias do projeto “Retratistas do Morro”
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2025v24n.73354Palavras-chave:
Imagens; ficção; arquivo; Retratistas do Morro; hospitalidadeResumo
Este texto busca refletir acerca de como o trabalho com imagens pode criar um espaço de jogo para que diferentes interações entre os moradores do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, e fotografias do projeto Retratistas do Morro possam se desenvolver. Nossa abordagem objetiva criar conexões e permitir fabulações entre os observadores e as imagens, analisando os encontros entre os moradores atuais do Aglomerado e imagens de arquivo registradas entre as décadas de 1960 a 1990 pelos fotógrafos João Mendes e Afonso Pimenta. Por meio da abertura de espaços de jogo, a relação com as imagens pode dar a ver as lutas, as memórias, as contradições e particularidades desta população em situação de vulnerabilidade social, econômica e territorial. O texto cria um movimento de restituição das imagens ao seu contexto de origem e revela a potência revolucionária e hospitaleira contida nos gestos criativos, capazes de dar a ver novas formas de existir.
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