Políticas públicas para a institucionalização da rede escolar municipal de Porteirinha, Norte de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2527-1083.2025v12.69075Palavras-chave:
políticas públicas, institucionalização, rede escolar, políticos locaisResumo
Neste artigo discutimos as principais políticas públicas para a institucionalização da rede escolar do município de Porteirinha/MG e abordamos aspectos do plano político e de ações educativas. O objetivo do trabalho é refletir as diversas articulações exercidas pelas lideranças políticas locais com o intuito de organizar o sistema educacional por meio das seguintes ações: construções de diversas escolas públicas, edificação da secretaria municipal de educação, criação de cargos de professores e assistentes em educação. Deste modo, o trabalho procura situar o local dentro da conjuntura nacional durante as décadas de 1930 a 1970. As estratégias político-pedagógicas citadas nessa trajetória foram analisadas a partir de fontes primárias que incluíram a bibliografia em livros e em artigos científicos que abordam a história local e regional. Também foram utilizadas documentações impressas, manuscrita e iconográfica existente nos arquivos de escolas públicas, no Arquivo Público Municipal e em diversos arquivos particulares de moradores da cidade. Além disso, foram analisados documentos construídos por meio da recolha de entrevistas junto a ex-professores.
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